Sem negociatas


Vaz de Lima pretende coibir direcionamento em compras governamentais

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou requerimento do deputado Vaz de Lima (SP) que solicita a realização de audiência para definir maneiras de evitar o direcionamento em licitações para a Copa de 2014. O pedido foi motivado por denúncia da “Folha de S.Paulo” na última segunda-feira (13). O jornal aponta indícios de que a Fifa estaria impondo aos comitês estaduais das cidades-sede parcerias com seus patrocinadores.

“A importância da audiência é debater formas de proibir práticas lesivas ao patrimônio público. Toda vez que isso acontece é porque a empresa não está qualificada ou está com sobrepreço”, ressaltou o tucano.

Play
baixe aqui

A matéria revela pressões sofridas pelos Comitês Organizadores Locais nos Estados por parte da federação para cooperar nas licitações dos estádios e contratar patrocinadoras. Ainda segundo o jornal, as reclamações foram ouvidas dos representantes de governos estaduais, sob condição de anonimato.

Diante da gravidade dos fatos e da iminente votação da medida provisória que afrouxa as contratações relativas à Copa e às Olimpíadas de 2016, Vaz de Lima considera imprescindível que a comissão discuta formas de proibir o favorecimento de empresas.

O parlamentar espera a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Valmir Campelo, relator dos processos referentes à fiscalização do evento; dos ministros da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, e do Esporte, Orlando Silva; e de representante da Rede de Informações para Controle dos Gastos Públicos na Organização da Copa (Rede da Copa).

A Folha conseguiu cópia de documentos que confirmam o lobby. Os papéis mostram que o departamento de marketing da Fifa e o Comitê Organizador Local (representante da entidade no país-sede do mundial) atuaram em favor de uma fabricante de brindes, uma empresa de energia solar e uma seguradora.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
15 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *