Risco inflacionário


Para Duarte Nogueira, cenário atual da economia é resultado da fragilidade gerencial do governo

“O mecanismo que ajudou o Brasil a se tornar um player global em carnes, petróleo e mineração está colidindo com outra política imperativa: a de combate à inflação”.  A avaliação foi matéria de capa, na última segunda-feira,  do The Wall Street Journal, um dos mais respeitados jornais americanos e especializado em economia. O jornal credita o risco inflacionário que o país voltou a viver no governo petista “ao estímulo trazido pelo crédito”. A matéria do WSJ foi reproduzida pela Agência Estado nesta terça-feira (14).

Para o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), o cenário que o Brasil vive hoje é resultante da “frágil capacidade gerencial do setor público”. Nogueira destaca a contradição do país, que hoje tem um setor privado competitivo e acelerado, enquanto o governo, “fruto da gastança desenfreada feita pelo presidente Lula para eleger a atual Dilma Rousseff, nos resgata a famigerada inflação e impõe a necessidade de puxar o freio de mão com restrições ao crédito e juros altos, incompatíveis com taxas de crescimento mais sustentáveis”.

Essa contradição também está retratada na matéria do Wall Street Journal. Segundo relato da Agência Estado, o jornal americano enfatiza que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Central andam em direções opostas. O jornal destaca que “enquanto o BNDES segue com força nos financiamentos, o BC teve que subir os juros na semana passada pela quarta vez este ano, para 12,25%, o nível mais alto entre as principais economias do mundo. O debate sobre a abordagem do BNDES aumenta conforme o Brasil começa a ver números de crescimento econômico menos favoráveis, diz o jornal americano, com projeções do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano sendo reduzidas para a faixa de 3,5% a 4%.

O jornal questiona ainda quanto do financiamento do BNDES acaba sendo utilizado para ajudar companhias brasileiras a adquirirem empresas fora do país. Um alerta que tem sido feito reiteradamente pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.  “Como o Brasil se beneficia quando a JBS compra uma empresa americana que vende comida para consumidores americanos? Isso não impulsiona nossas exportações”, questionou o economista Mansueto Almeida em entrevista ao WSJ.

(Da assessoria do PSDB/Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
14 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *