Infraestrutura precária


Alberto Mourão afirma que funcionamento dos portos depende de investimento do Executivo

A infraestrutura portuária, considerada precária por especialistas, depende de forte investimento do governo federal para atender adequadamente a crescente demanda de exportação e importação dos produtos do agronegócio e da indústria. Essa é a avaliação do presidente da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis da Comissão de Viação e Transporte da Câmara, Alberto Mourão (SP).

Ao participar de audiência com autoridades do setor, o tucano defendeu a expansão de áreas de embarque e desembarque de portos, além da ampliação das rodovias que dão acesso aos pontos de atracagem. O objetivo é evitar as enormes filas de caminhões que esperam por horas para descarregar os produtos.

Play
baixe aqui

“Os problemas burocráticos dentro dos portos impedem o aumento da exportação e importação. Portanto, precisamos reduzir os custos e aumentar o movimento nas unidades”, afirmou.  Mourão não descarta a possibilidade de mudar a legislação para melhorar a infraestrutura da área. “Se houver a necessidade, o relator poderá indicar a reforma de parte da lei, como também a interferência em alguns locais que estão com problemas sérios.”

Conforme revelou o deputado, ao término das cinco audiências públicas e das seis visitas técnicas nos principais portos brasileiros, a subcomissão fará um relatório que será entregue ao governo federal para as providências necessárias.

Com a estabilidade política e econômica, impulsionada pelo governo Fernando Henrique Cardoso, o Brasil tem condições de ampliar os cruzeiros marítimos. O país, que tem a quinta maior população do mundo e com 80% vivendo em 320 dos 7.400 quilômetros de litoral, segundo dados do deputado, está entre os principais destinos de navios do mundo.

Em 2011/2012, ainda de acordo com o parlamentar, o número de ofertas de leitos em regime de cabotagem chegará a 899.423. Entre 2010 e este ano, serão gerados 20,6 mil empregos diretos e indiretos e uma receita de R$ 1,3 bilhão.

Visitas

→ No próximo dia 30 de junho, os deputados que integram a Subcomissão de Portos visitarão a unidade de Santos, no litoral paulista. Em 7 de julho, será a vez do porto de Paranaguá, no Paraná.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
14 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *