Inclusão social


Frente atuará para melhorar condição de vida de pessoas com necessidades especiais

A Frente Parlamentar Mista em defesa das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), lançada nesta terça-feira (14), atuará para melhorar a condição de vida dos portadores de necessidades especiais, avaliam os deputados Eduardo Barbosa (MG), Raimundo Gomes de Matos (CE), Mara Gabrilli (SP) e Eduardo Azeredo (MG).

No evento de instalação, os tucanos defenderam um modelo escolar diferenciado, com objetivo de oferecer aos deficientes um aprendizado adequado. As Apaes são consideradas a maior rede integral de apoio à pessoa especial. A Frente irá focar a integração e inclusão social do público com a elaboração e fiscalização de políticas públicas para a área.

Play
baixe aqui

Presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Eduardo Barbosa, ressaltou a história do movimento e o atendimento prestado pelas entidades aos deficientes e familiares. Ele acredita no aprimoramento da integração social do grupo. “As pessoas com deficiência intelectual e múltipla exigem ambientes necessários para o seu desenvolvimento”, ponderou.

Segundo ele, quem critica demonstra desconhecimento sobre a verdadeira missão realizada pela instituição. “Temos sido muito agredidos nos últimos tempos. Existem grupos de pessoas que chamam as Apaes de excludentes. Isso são adjetivos de quem não conhece o verdadeiro trabalho da entidade”, lamentou.

Gomes de Matos reforça: “Há uma deficiência muito grande em termos constitucionais e falta compromisso do governo”. O deputado ressalta ainda gargalo da infraestrura do país em relação às políticas em defesa dos deficientes, como acesso inadequado a estabelecimentos públicos, transporte e outros.

Desprezo do PT

→ Apesar de pouco valorizada pelo PT, a Apae, surgida em 1954 no Rio de Janeiro, tem elevada importância pelo pioneirismo e experiência no setor. Foi motivada por famílias inconformadas com a omissão do governo e a falta de ações. A instituição começou a prestar serviços de educação, saúde e assistência social na defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Hoje, a Apae está organizada em mais de 2 mil unidades e alcança cerca de 250 mil pessoas com deficiência.

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Agência Câmara / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
14 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *