Afronta ao Brasil


Azeredo cobra reação do país diante de anistia a carros contrabandeados na Bolívia

O deputado Eduardo Azeredo (MG) avisou que irá cobrar do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, um posicionamento do governo brasileiro diante da lei promulgada na semana passada pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, que legaliza milhares de veículos contrabandeados.  Patriota participará de audiência pública na Câmara na quarta-feira (15) para discutir diversos aspectos da política externa.

De acordo com a nova lei boliviana, todos os carros sem documento poderão ser regularizados num prazo de 15 dias, a contar da data de sua publicação, apenas com o pagamento de multas e impostos. Para Azeredo, a decisão é uma afronta aos cidadãos que tiveram seus carros roubados e levados para o país vizinho.

Play
baixe aqui

“É um absurdo, pois a maioria desses veículos foi contrabandeada do Brasil. Temos que nos posicionar, cobrando do governo que reaja em relação a essa posição absurda do presidente boliviano”, afirmou o parlamentar.

Para o deputado, é preciso que o Planalto demonstre, de alguma forma, que é contrário à lei e mostre ao governo boliviano rejeição à anistia. Segundo ele, em outros episódios Evo Morales já havia afrontado o povo brasileiro com atitudes negativas, como a tomada de refinarias da Petrobras para nacionalizar a indústria petroleira na Bolívia. Azeredo lembra que, naquela ocasião, o governo Lula também não se posicionou.

“Não é possível que exista esse tipo de amizade com o presidente Morales a ponto de atrapalhar a liberdade de um país soberano de reagir quando os interesses de sua população são atingidos”, apontou o tucano, ao defender uma reação rápida do governo Dilma.

A maioria dos veículos roubados que entram na Bolívia é oriunda principalmente do Brasil e do Chile e está concentrada nas zonas de produção de coca – Yungas e Chapare -, onde carros circulam sem placas tranquilamente. O ministro da Fazenda, Luis Arce Catacora, estima que serão legalizados dez mil veículos, o que renderia uma arrecadação de US$ 5 milhões. Porém, a Confederação de Motoristas da Bolívia estima a regularização de 130 mil veículos e até US$ 200 milhões arrecadados.

A confederação realizou greve na última segunda-feira (13) em protesto contra a nova lei. Em cidades brasileiras que fazem fronteira com o país, como Corumbá (MS), moradores também protestaram, pois temem pelo aumento de furtos de carros.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
14 junho, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Afronta ao Brasil”

  1. Hugo de O. Leal disse:

    Aceitar de boca fechada essa afronta ao Estado Democrático de Direito é dar vazão a moléstias cada vez maiores a nossa soberania. Eu sou brasileiro e essa é a minha pátria, a defendo onde estiver e como eu puder. Agora, a recíproca é verdadeira? Por que acada vez mais a sensação de impunidade, a sensação de impotência fronte a atitudes como essa nos leva a crer que ser trabalhador, pagar impostos e tentar viver em sociedade, na verdade, não vale a pena.
    Foi com o dinheiro de cada cidadão a construção daquela refinaria e é com o sacrifício familiar que se compra um veículo, pagando toda pesadíssima carga tributária. Mas a inércia do governo invoca dentro de cada cidadão que espera, atônito e impotente, necessitar negociar com bandidos o regresso de seu bem de volta para o Brasil.
    Está na hora de posicionamento e o Brasil pode. Somos um país soberano e não temos absolutamente nada a temer. Somos gigantes em armamento bélico, gigantes em extensão, gigantes em barreiras comerciais e gigantes também em influência internacional. Permitir que essa “amizade” nos prejudique, nada mais é que assumir um papelão internacional. Qual a mensagem que o governo boliviano está transmitindo além-mar? ele está transmitindo a todos os outros estados internacionais que o Brasil é um saco de pancada, incapaz de reivindicar por seus direitos!
    O deputado Eduardo Azeredo tem meu completo apoio contra essa atitude. Precisamos nos unir a pessoas que queiram o bem desta terra tanto como nós mesmos. É indispensável a pressão política, ademais, é indispensável que os nossos representantes gritem pelos milhões de brasileiros que aqui vivem. A impunidade não deve ser admitida, nem dentro do Brasil e muito menos fora dele!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *