Verdadeiro estadista


Imbassahy condena incapacidade de Lula de reconhecer legado de Fernando Henrique

Em substituição à retórica do seu padrinho político, o ex-presidente Lula, Dilma Rousseff colocou a ideologia partidária de lado e reconheceu a importância de Fernando Henrique Cardoso para a economia e democracia do Brasil, ao encaminhar uma carga em homenagem aos 80 anos do tucano. Para o deputado Antonio Imbassahy (BA), um gesto nobre por parte da petista.

O parlamentar, no entanto, condena a incapacidade de Lula de reconhecer os avanços e o legado deixado por FH. “Lamento a atitude do ex-presidente, mas registro com grande alegria uma posição diferente de Dilma. Em sua mensagem, numa posição que a engrandece, faz justiça e reconhece o mérito do grande estadista que é Fernando Henrique”, comparou.

Ao romper com o discurso raivoso estimulado por Lula, Dilma creditou na conta de Fernando Henrique a responsabilidade pela estabilidade econômica do Brasil. O tripé que sustenta as finanças do país, por exemplo, foi implantado no governo do tucano: superávit primário, câmbio flutuante e metas de inflação.

Na carta, Dilma o definiu como “acadêmico inovador”, “político habilidoso” e “o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica”. A mensagem foi publicada em site especial criado para comemorar os 80 anos de Fernando Henrique, que faz natalício no próximo sábado (18). A presidente afirma ainda que o tucano acredita no “diálogo como força motriz da política” e o considera “essencial para a consolidação da democracia brasileira”.

Imbassahy destaca a herança bendita deixada pela administração tucana. “Entre eles está o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Programa de Saneamento do Sistema Financeiro (PROER), a lei do petróleo, que permitiu à Petrobras dobrar sua capacidade de produção, e mais do que isso, ampliar de forma extraordinária as reservas de petróleo do Brasil.”

O deputado completa ao acrescentar a bem-sucedida privatização das telecomunicações e os programas Bolsa Escola, Vale Gás, Auxílio Alimentação, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). “Todos eles que deram origem ao programa Bolsa Família implantado pelo ex-presidente Lula”, recordou.

O colunista da “Folha de S. Paulo”, Fernando Barros e Silva, destaca que, além do tom carinhoso, pouco comum na figura da presidente, a fala entoa a perspectiva histórica, não a ideológica da disputa política, como Lula pregou nos oitos anos que esteve à frente do comando do Brasil.

(Reportagem: Gabriel Garcia / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
13 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *