Falta empenho


Enquanto o Estado de Minas está empenhado para sediar a Copa, governo federal é omisso, afirma Carlaile Pedrosa

Enquanto Minas Gerais trabalha com seriedade e transparência para sediar a Copa do Mundo de 2014, o governo federal ainda não vestiu a camisa do evento internacional. Faltam empenho e vontade política, afirma o deputado Carlaile Pedrosa (MG). “Sentimos que o Executivo está muito omisso”, reprova.

O tucano acrescenta que o Estado está no caminho certo, motivo pelo qual reivindicará a abertura do evento. Ele destaca o empenho do governador Antonio Anastasia e do senador Aécio Neves (MG). “O Aécio iniciou e o Anastasia está dando seguimento e tem trabalhado muito para a Copa”, disse. Para Pedrosa, o compromisso com o povo é marca do PSDB.

Play
baixe aqui

A reforma do estádio Mineirão, a capacidade da rede hoteleira, as obras de transporte público, o treinamento de mão-de-obra para receber os visitantes são pontos favoráveis à capital mineira, segundo o tucano. A única preocupação está relacionada à ampliação e modernização do aeroporto de Confins. Mesmo assim, a obra depende do governo federal.

Aliás, a situação dos aeroportos é preocupante no país inteiro e, na visão dos críticos, pode representar um vexame nacional. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em abril, traz uma radiografia da área. Dos 13 aeroportos em obras para atenderem as cidades-sede, nove estão com cronograma atrasado.

Juntamente com o governador Anastasia, Pedrosa recepcionou na segunda-feira (6) a comitiva do Segundo Fórum Legislativo das Cidades-Sede. Na Assembleia Legislativa, houve uma exposição do secretário extraordinário da Copa, Sergio Barroso, sobre os planos de Belo Horizonte para o evento.

Presente à visita, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Walmir Campelo, encarregado de analisar as contas referentes ao mundial, parabenizou o trabalho do Estado para sediar o evento. “O ministro elogiou o que está acontecendo em Belo Horizonte: a seriedade, a transparência”, garantiu o tucano.

Belo Horizonte é a quarta cidade a receber a comitiva de parlamentares do 2º Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa, uma iniciativa das comissões de Turismo e Desporto da Câmara e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Integrantes da Comissão de Viação e Transporte também acompanharam a visita.

O deputado recorda ainda a recente proposta de privatização dos terminais brasileiros. “Eles estão dando mão à palmatória.” E ressalta que o PT sempre condenou a privatização das telecomunicações, um marco para a economia do país. Apesar disso, ele duvida da capacidade do governo de colocar o plano em ação.

A presidente Dilma anunciou recentemente que pretende conceder à iniciativa privada os aeroportos de Brasília, Guarulhos (SP) e Viracopos, em Campinas.

(Reportagem: Gabriel Garcia / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
7 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *