No caminho certo


Educação: Paraná mostra que a competência é a marca da administração tucana

Na contramão da administração federal, o Estado do Paraná mostra que a educação é prioridade ao anunciar uma série de medidas para melhoria do setor. Na opinião dos deputados Luiz Nishimori (PR) e Alfredo Kaefer (PR), o ensino de qualidade é a única saída para o desenvolvimento do Brasil.

Em Curitiba, na quarta-feira (1º), o governador Beto Richa autorizou a licitação para a compra de 84 itens da merenda escolar, custeio do transporte da rede pública e regularização de curso a distância para professores. Além disso, o pacote prevê apoio técnico e financeiro paras as escolas de educação especial.

Play
baixe aqui

Para Luiz Nishimori, sem ensino, o Brasil não avançará. “As nações do primeiro mundo passaram por essa fase. Temos que começar a investir cada vez mais na área para ter um aprendizado de qualidade”, afirma. Segundo Kaefer, o anúncio mostra que a capacidade e a competência são marcas das administrações tucanas. “Não existe nada que faça a melhor inclusão social do que a educação”, avalia.

Os parlamentares recordam a importância da valorização salarial dos professores. No entanto, acrescentam, é preciso investir em treinamento e infraestrutura dos estabelecimentos.

Enquanto os tucanos priorizam a área, segundo os deputados, a educação federal caminha em vias pouco iluminadas, com problemas consecutivos na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e baixo investimento. Além disso, em maio, o Fantástico denunciou graves problemas com a merenda em diversas escolas públicas.

Merenda

A licitação autorizada pelo governador permitirá melhorar a qualidade da merenda escolar distribuída a mais de 1,3 milhão de alunos da rede estadual de ensino. Serão adquiridos mais de 84 itens. O investimento será de cerca de R$ 118 milhões. Serão repassados ainda R$ 58 milhões, até o fim do ano, para o custeio do transporte escolar da rede pública estadual.

Vizivali

Outra medida anunciada soluciona um problema que se arrasta há oito anos. Professores que fizeram cursos na Vizivali terão seus diplomas reconhecidos. Serão beneficiadas 35 mil docentes que participaram de curso à distância na instituição.

Alunos especiais

O secretário de Educação, Flávio Arns, garantiu que o governo do Estado dará apoio técnico e financeiro para as escolas de educação especial, entre elas as Apaes. Ainda este mês deverá ser assinado um convênio para a liberação de 341 profissionais que atuarão nas cem instituições credenciadas. Mais de dez mil alunos serão beneficiados.

(Reportagem: Artur Filho / Fotos: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *