Rolo compressor


Enquanto Palocci era convocado na Agricultura, governo usava “rolo compressor” em outras comissões

Enquanto a Comissão de Agricultura aprovava nesta manhã o requerimento de convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci,  em outros colegiados da Câmara a operação de blindagem comandada pelo Palácio do Planalto estava em pleno andamento. A Comissão de Ciência e Tecnologia, por exemplo, rejeitou, por 21 votos contra 6, requerimento do deputado Antonio Imbassahy (BA) que solicitava a convocação do petista para esclarecer os contratos de consultoria firmados entre a empresa Projeto e LG, Samsung, Claro-Embratel, Tim e Oi no período de 2006 a 2011.

“Existem denúncias de que empresas concessionárias teriam contribuído com esse enriquecimento rápido do ministro. Adequado seria se ele explicasse à população brasileira a origem desse dinheiro. Ele tinha que fazer isso imediatamente, e não ficar protelando, buscando uma série de possibilidades para não explicar, talvez porque não possar dar uma justificativa plausível”, ressaltou Imbassahy.

Segundo ele, infelizmente a base governista atuou para que o requerimento fosse derrotado, mas até lideranças do PT esperam explicações, como a senadora Gleise Hoffman (PT-PR) e o governador da Bahia, Jaques Wagner. “Na medida em que Palocci não explica a origem da sua fortuna, a presidente Dilma Rousseff fica vulnerável e pode ter sua autoridade e conduta moral questionadas também, pois ele permanece no ministério ao seu lado”, alertou o tucano. Para ele, isso é ruim para o Brasil.

Na Comissão de Finanças e Tributação, a mobilização dos aliados ao Planalto foi tão intensa que o deputado Rui Palmeira (AL) ironizou a presença de alguns deputados da base aliada que dificilmente aparecem nas reuniões deste colegiado. Lá a mobilização resultou na rejeição do requerimento do deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) que pedia a convocação de Palocci para explicar “a vultosa evolução patrimonial de seus bens”.

Já na de Viação e Transporte, foi retirado de pauta requerimento do deputado Vanderlei Macris (SP) que solicitava a presença de representantes da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e da Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A para dar explicações sobre contratos de consultoria realizados com a empresa Projeto desde 2006.

Por sua vez, na Comissão de Segurança Pública, requerimento do deputado Fernando Francischini (PR) que pede a realização de audiência sobre medidas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro nem chegou a ser apreciado. Por falta de quórum, a reunião foi cancelada e deve ser retomada na próxima semana. Neste requerimento foi sugerida a modificação do texto, com a inclusão do pedido de convocação de Palocci.

(Reportagem: Letícia Bogéa/Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
1 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *