Frustração


Andreia Zito critica indefinição do governo sobre nomeação de aprovados em concursos

A secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Amorim de Brito, afirmou nesta terça-feira (31) que até 30 de junho terá um quadro completo dos empregados terceirizados do governo federal. Segundo ela, esses dados serão levados em conta na definição das nomeações dos aprovados em concursos públicos já homologados.

Em reunião com a deputada Andreia Zito (RJ) e representantes dos aprovados em concursos para diversos órgãos federais, ela disse que estão sendo analisados todos os casos, mas não foi definido um calendário de nomeações. “Saí da reunião um pouco frustrada, porque esperávamos ter notícias novas. Pelo menos foi isso que ficou combinado na reunião anterior, há um mês”, criticou Andreia Zito.

Na primeira reunião, a secretária garantiu que os aprovados em concursos públicos federais, dentro do número de vagas fixado em edital, serão nomeados de acordo com critérios de prioridade, como data de vencimento da validade e cursos de formação concluídos ou em andamento.

Depois disso, foram chamados apenas os concursados da Aneel, da Polícia Rodoviária Federal e da Advocacia Geral da União (neste caso, apenas metade dos aprovados). Para Andreia Zito, a questão dos prazos não avançou desde então: “Não tivemos por parte do Ministério do Planejamento uma resposta de quando essas pessoas serão nomeadas, apesar de ter sido solicitada essa definição na reunião anterior”.

Ana Lucia de Brito disse apenas que “o direito adquirido será respeitado e o primeiro provimento vai ocorrer dentro dos prazos de vigência dos concursos”. Ela adiantou que os certames que vencem no final do ano serão analisados no segundo semestre. A secretária reafirmou também a política governamental de substituição paulatina dos empregados terceirizados por concursados e admitiu que “há vários órgãos com grandes necessidades de funcionários”. No entanto, concluiu: “Não pudemos ir além do que fomos”.

Estavam representados na reunião concursados do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários, da Fundação Oswaldo Cruz, da Previdência Complementar (Previc), do Inmetro, entre outros. Uma nova reunião ficou agendada para 10 de agosto.

(Da assessoria/ Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
1 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *