Falta de planejamento


Problemas e atrasos com obras para Copa e Olimpíadas são preocupantes, constatam tucanos

Deputados do PSDB constataram nesta quarta-feira (1º) que a situação das obras de infraestrutura para a Copa de 2014 e Olimpíadas 2016 é cada vez mais preocupante. Em discussão durante seminário da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, o secretário adjunto de planejamento do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Luiz da Eira, confirmou que existem obras sem orçamento pronto ou projeto concluído. Segundo ele, há risco de o país passar vergonha na realização dos eventos. De acordo com os tucanos presentes, há ainda o perigo de desvios de recursos públicos.

Para o deputado Carlos Brandão (MA), o governo parece facilitar a corrupção, já que demorou para iniciar as obras e agora busca uma mudança na Lei de Licitações para flexibilizar a contratação de empresas. É possível, segundo ele, que haja favorecimento de empreiteiras porque os projetos apresentam atrasos, impedindo a análise pelo TCU. “Vamos continuar de olho para que essas obras sejam realmente executadas com transparência, boa aplicação dos recursos e qualidade”, disse.

Play
baixe aqui

Apesar das evidências, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Valdemar de Souza, afirmou que está tudo sob controle. Para ele, a maior preocupação é com os estádios de Natal e São Paulo. O segundo sequer tem prazo para ficar pronto.

De acordo com o deputado Delegado Waldir (GO), os problemas são inúmeros e não se resumem a atrasos. Para o tucano, preocupa também a construção de “elefantes brancos”: estádios que não terão utilidade após a Copa. Soma-se aos problemas a ausência de investimentos em segurança pública nas regiões periféricas às capitais que receberão os jogos, como o Entorno de Brasília, apontado pelos noticiários como a segunda região mais violenta do mundo.

Para o deputado Fernando Francischini (PR), chama a atenção o fato de os símbolos das Olimpíadas já estarem sendo pirateados sem nenhum tipo de fiscalização. O parlamentar afirmou que o único ponto positivo até agora foi o anúncio de privatização de aeroportos. Apesar de considerar a decisão tardia, o tucano parabenizou a presidente Dilma Rousseff por adotar a proposta tucana e a chamou de “a mãe das privatizações”.

Os três deputados subscreveram requerimento apresentado pelo deputado João Dado (PDT-SP) prevendo que o TCU e o governo federal enviem, trimestralmente, o cronograma detalhado sobre o andamento de todas as obras referentes aos eventos esportivos e a aplicação dos recursos.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *