Combate à dependência


Governo está despreparado para prevenir e tratar alcoolismo, alerta Macris

O governo federal é incapaz de gerenciar os problemas relacionados ao alcoolismo, na avaliação do deputado Vanderlei Macris (SP), relator da comissão especial que trata do tema. Em audiência pública realizada pelo colegiado nesta terça-feira (31) com a participação da secretária nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, o tucano constatou que os recursos e ações existentes são insuficientes para enfrentar o alcoolismo, que atinge cerca de 22 milhões de brasileiros.

A constatação do deputado é baseada em afirmações da secretária. De acordo com ela, o governo tem trabalhado na área, mas ainda não conseguiu impedir que bebidas alcoólicas sejam vendidas para menores de idade, como prevê a legislação em vigor.

Play
baixe aqui

“O Estado precisa tratar o assunto de maneira mais afirmativa. O álcool é uma droga lícita e o governo não tem mostrado capacidade de gerenciamento desse problema, que deixa o país cada vez mais doente, principalmente no meio da nova geração”, alertou Macris.

O deputado Vaz de Lima (SP) pediu à secretária que analise o quanto se arrecada com a venda de álcool e quanto se gasta com os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) por conta do consumo em excesso. Ele cobrou o aumento da punição para quem vendem bebida para menores de idade ou em beiras de estradas, por exemplo.

De acordo com Roberto Bittencourt, médico especialista em saúde pública da Universidade Católica de Brasília, que também participou da audiência, os gastos do SUS com internações e atendimentos por causa do álcool chegaram a R$ 39 bilhões em 2004. Para ele, é fundamental que se adote uma legislação mais restritiva.

Já Walter Coutinho, consultor especialista em dependência química, acredita que o alcance do governo no tratamento de dependentes do álcool é insignificante. De acordo com ele, 12,3% da população (22 milhões de brasileiros) são dependentes da substância, mas existem apenas 186 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em todo o país para atender à demanda.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Danilo Godoi/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
31 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *