Redução da criminalidade


Pinto Itamaraty: educação é o caminho para melhorar a segurança pública no país

Em pronunciamento no plenário da Câmara nesta sexta-feira (27), o deputado Pinto Itamaraty (MA) afirmou que reforçar a educação é a única maneira de reduzir a criminalidade e ter uma força de segurança qualificada. Segundo o tucano, o governo federal alardeou investimentos para a segurança, mas não tirou as promessas de campanha do papel. “Os investimentos para o combate ao crime minguaram e projetos amplamente explorados na corrida eleitoral não avançaram nos últimos cinco meses de gestão do atual governo”, pontuou.

O parlamentar também questionou a falta de preparo das polícias. Pinto Itamaraty lembrou que, enquanto na Europa e nos Estados Unidos a polícia utiliza recursos como análises de DNA e impressões digitais para apurar crimes, no Brasil, o método utilizado é o da interrogação de suspeitos e testemunhas.

Play
baixe aqui

Ele cobrou a instalação de um banco de dados nacional unificado para mapear os crimes e reunir informações sobre os bandidos. “Para além dos programas mirabolantes na área de segurança, o que nós precisamos de fato é de políticas públicas com investimentos sérios e sem contingenciamento do governo. Um passo inicial diz respeito à formação de policiais civis, militares, peritos, investigadores e dos profissionais de segurança como um todo,” ponderou.

Para diminuir os índices de violência no país, Pinto Itamaraty destaca que a solução é a permanência do jovem nas escolas. “Vários estudos comprovam que a escolarização também reduz os indicadores de criminalidade. Por exemplo, a conclusão do ensino médio reduz significativamente a probabilidade de o jovem cometer crime contra as pessoas e o patrimônio nacional”, afirmou.

Violência
De acordo com dados do Mapa da Violência 2011, dos 50 mil assassinatos ocorridos por ano no Brasil, apenas 4 mil (8%) têm autores identificados e presos. Mais de 100 mil assassinatos estão sem solução, conforme inquéritos identificados até o ano de 2007. Menos de 10% dos 50 mil assassinatos anuais são solucionados. Enquanto no Brasil 90% dos casos de homicídio ficam sem solução, nos Estados Unidos e no Japão são apenas 30%.

Escolaridade
Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelam que, em média, cada ano de escolaridade representa um acréscimo de 15% no salário. Nos Estados Unidos, esse percentual é de 10%. No Brasil, esse aumento é ainda maior no nível superior, chegando a 18,7% para cada ano de estudo. A pesquisa mostra que quem completou o ensino fundamental tem 35% a mais de chances de ocupação que um analfabeto. O número sobe para 122% na comparação com alguém que tenha concluído o ensino médio. Quem completou o ensino superior tem 387% de chances a mais para entrar no mercado de trabalho.

(Reportagem: Artur Filho/Foto: Luiz Cruvinel/Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
27 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *