Quebra de sigilo


Líder do PSDB no Senado defende que Justiça quebre sigilos do ministro Palocci

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), defendeu nesta sexta-feira (27) que a Procuradoria-Geral da República entre com ação na Justiça para permitir a quebra de sigilo bancário, telefônico e fiscal do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Para o senador tucano, essa é uma das possibilidades da investigação aberta pelo Ministério Público para apurar o suposto enriquecimento ilícito do chefe da Casa Civil. Alvaro Dias considera que até o momento o ministro não apresentou explicações convincentes sobre sua evolução patrimonial nos últimos quatro anos.

“Só teremos uma resposta cabal e conclusiva a todas as indagações da população se contarmos com a quebra do sigilo fiscal, telefônico e bancário do ministro. Até porque não basta saber quanto ganhou o empresário Palocci. É preciso saber quanto ganharam outros envolvidos com sua empresa de consultoria graças ao tráfico de influência exercitado por ele no governo durante este período. Somente o detalhamento da movimentação financeira do ministro vai possibilitar saber sobre suas atividades, porque mostrarão a origem dos recursos que sustentaram a evolução patrimonial”, disse o Líder do PSDB.

Para o senador Alvaro Dias, o fato do Ministério Público ter decidido instaurar procedimentos para investigar o ministro confirma a existência de sérios indícios de ilicitudes por parte de Palocci. Alvaro Dias lembra ainda que a instalação de uma CPI Mista no Congresso seria uma eficiente contribuição à investigação judiciária, estimulando-a e oferecendo informações com agilidade.

“Como se sabe, uma comissão parlamentar de inquérito tem o poder de quebrar os sigilos fiscal, telefônico e bancário, sem autorização judicial. De outro lado, também confere transparência às investigações e proporciona interação maior com a imprensa e a sociedade, elevando o grau de responsabilidade das autoridades contra a blindagem governamental e a impunidade”, afirmou Alvaro Dias.

(Da assessoria da Liderança no PSDB no Senado/Foto: Cadu Gomes)

Compartilhe:
27 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *