Proteção social


Tucanos defendem maior participação das mulheres na vida pública

A necessidade de mulheres preocupadas com a área social e o aumento da participação desse público na política brasileira foram o cerne do debate da cerimônia de entrega da medalha Ruth Cardoso, encontro que antecedeu a eleição da nova direção da Secretaria Nacional do PSDB Mulher. Neste sábado (28), a ex-deputada Thelma de Oliveira (MT) foi reconduzida à presidente da Secretaria para novo mandado de dois anos.

Ao parabenizar a ex-deputada pela iniciativa de instituir a condecoração, dada a pessoas que tenham se destacado na execução de ações ou programas voltados aos direitos das mulheres, a senadora Marisa Serrano (MS) pediu igualdade entre os públicos feminino e masculino.

“Queremos um mundo de homens e mulheres que se respeitam, que construam juntos. Portanto, eu quero um partido de homens e mulheres que saibam fazer o partido, que saibam honrar as nossas qualidades”, disse a tucana, em evento realizado no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Play
baixe aqui

A senadora reforçou a importância da antropóloga e ex-primeira-dama Ruth Cardoso na construção de políticas sociais para o Brasil. Segundo ela, a professora sempre foi preocupada com o combate à desigualdade. Opinião compartilhada pelo deputado Otavio Leite (RJ).

O deputado acrescenta que o partido deveria dedicar a letra “s” à dona Ruth, como era conhecida. “O PSDB deveria dedicar o S, de social, à dona Ruth Cardoso, uma reserva ideológica do partido. Precisamos afirmar essa vocação social-democrata de preocupação com os menos favorecidos”, destacou. Como recordou, a legenda carrega nos ombros o atributo de Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Antropóloga, Ruth Cardoso foi a primeira-dama do Brasil no governo Fernando Henrique Cardoso. Ela participou ativamente das lutas femininas. Notabilizou-se ainda pelo empenho com os menos favorecidos. Partiu da professora a ideia de criar uma rede de proteção social, que deu origem ao Bolsa Família.

Presente à cerimônia, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) defendeu o fortalecimento da participação da mulher na atividade política. Para ele, o partido é pioneiro na valorização do público. “O PSDB sempre esteve na linha de frente nesse sentido. Há tempo nos ressentimos de termos uma mulher lado a lado com o presidente para fortalecer toda essa estrutura”, apontou.

Durante o evento, foram agraciadas com a medalha a ex-ministra da Secretaria Especial dos Direitos das Mulheres Solange Bentes Jurema; Ivone Barros Miranda (AP); Irmã Maria da Conceição Dias de Albuquerque (Associação dos Missionários da Solidariedade); Irmã Maria da Conceição Oliveira (DF); Telma Dias Ayres (ES); Vera Aparecida Amorim (MT); Professora Lori Alice Gressler (MS); Doutora Zenita Cunha Guenthe (MG); Ana Klautau Leite (PA); Maria das Graças Vasconcelos Braga Pires (PE); Tarsilia Crusius (RS); Maria Bernadete Pavan (SC); e Luiz Henrique Gebrim (SP).

(Reportagem: Gabriel Garcia / Foto: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
27 maio, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Proteção social”

  1. Marcia Pinho disse:

    As mulheres Tucanas parabenizam a sempre Deputada e Presidente Thelma de Oliveira. Estamos prontas para trabalhar nesses dois novos anos. Abraços fraternos. PSDB-Mulher Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *