Fraudes em licitação


Carlos Sampaio quer explicação de vice-prefeito preso por esquema de corrupção em Campinas

O deputado Carlos Sampaio (SP) considerou correta a prisão do vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), por envolvimento no suposto esquema de fraudes em licitações que passariam de R$ 615 milhões. O episódio ocorreu na quinta-feira (26) à noite, quando Vilagra desembarcou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, vindo de Madri. Para o tucano, a prisão é um exemplo de que a impunidade não deve prevalecer.

Segundo reportagem do jornal “O Globo” desta sexta-feira (27), Vilagra estava em férias na Espanha quando teve o mandado de prisão expedido pela Justiça de Campinas, em meio à investigação de fraudes em licitações. Ele é um dos suspeitos de comandar desvios de verbas de obras públicas no município. O vice-prefeito também é investigado pelo Ministério Público Estadual porque teria pedido propina a empresários para o pagamento de dívidas de campanha.

Play
baixe aqui

“É lamentável saber que o vice-prefeito da cidade teve um mandado de prisão decretado por participar de um esquema de corrupção jamais visto naquela região. São mais de R$ 615 milhões desviados em contratos, onde os ganhadores das licitações eram definidos pela primeira-dama, Rosely Santos. Isso não é motivo de alegria. Pelo menos ele teve a dignidade de retornar de viagem e se entregar, diferente de outros, que estão foragidos”, avaliou o deputado.

Segundo Sampaio, é necessário que o vice-prefeito preste os esclarecimentos necessários. “Ele já teve a conduta adequada de se entregar. Agora é preciso que ele explique o que aconteceu em relação a esse esquema de corrupção. É preciso que ele faça isso até para garantir a sua liberdade”, apontou.

O tucano classificou de “inacreditável” o fato de o dinheiro ter sido desviado para os bolsos de criminosos ao invés de ser destinados para construção de creches, escolas e hospitais. “É dinheiro público indo para o bolso de pessoas que cometeram crimes contra a administração pública e também contra a população de Campinas. São crianças que não têm creche para ficar e, ao invés de investir nisso, as pessoas estão ganhando e aumentando o seu patrimônio pessoal”, reprovou. O deputado espera que os foragidos sejam presos e que os milhões roubados  da prefeitura municipal retornem à cidade.

Cerco fechado

→ Por meio de site pessoal e do Twitter, o vice-prefeito disse que anteciparia o retorno ao Brasil em razão das denúncias de que era um dos comandantes das fraudes. Ele também informou que vai deixar a presidência da Ceasa, companhia de abastecimento de Campinas.

→ A investigação sobre o suposto esquema de fraude em licitações no alto escalão da prefeitura de Campinas começou a fechar o cerco a pessoas ligadas ao PT. Ontem (26), o Ministério Público Estadual colheu depoimento do empresário Ítalo Hamilton Barioni, próximo do ex-ministro José Dirceu, que esteve no fim de semana na cidade para reuniões com líderes do partido.

→ Nesta sexta-feira (27), os promotores vão ouvir José Carlos Bumlai, empresário e amigo do ex-presidente Lula. Ele é suspeito de intermediar pagamentos das empresas envolvidas com os agentes públicos. A primeira-dama, Rosely Nassim Jorge Santos, é apontada no relatório como chefe do grupo.

→ O ex-dirigente da Sanasa está entre os envolvidos no esquema e deu três depoimentos ao Ministério Público por meio de delação premiada. Na semana passada, 11 pessoas, entre empresários e funcionários da prefeitura, foram presos. Só dois continuavam presos até a noite de ontem.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
27 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *