Perigos do crack


Crescimento do consumo de drogas é resultado do despreparo do governo, condena Carlaile Pedrosa

O deputado Carlaile Pedrosa (MG) avalia que o crescimento da criminalidade e o aumento do consumo de drogas ilícitas no Brasil é consequência do despreparo do governo, que não investe em políticas públicas. A presidente Dilma Rousseff repetiu incansavelmente durante a campanha que a segurança seria uma de suas prioridades, mas, em cinco meses de gestão, o setor foi castigado com cortes no Orçamento.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios em 3.950 cidades do país revelou que aproximadamente 98% das localidades já enfrentaram dificuldades relacionadas ao crack e outras drogas. Cerca de 91% delas não possuem programa local de combate ao problema, nem recebem auxílio do governo.

Play
baixe aqui

“Enquanto esse quadro desanimador da presença do poder público se instala e os municípios são reféns de uma conjuntura que os deixa de mãos atadas, a economia da droga prospera, pavimentando a ação do tráfico, da desvalorização da vida, dos homicídios banais, da sedução da juventude”, lamentou o deputado.

Segundo levantamento feito pela PUC Minas e pelo Centro Mineiro de Toxicomania da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, o crescimento de homicídios está diretamente ligado à consolidação do crack nas cidades. Entre 1993 e 1996, 8,3% dos crimes pesquisados estavam relacionados ao tráfico. Já entre 1997 e 2004, período em que o crack se propagou, o índice subiu para 19,2%.

Carlaile Pedrosa ressaltou a importância de ações públicas no combate às drogas. “Apesar da consolidação do comércio do crack, iniciou-se uma trajetória de queda na incidência de homicídios em Belo Horizonte, graças ao incremento expressivo da prisão de traficantes, da presença ostensiva da polícia nos territórios de comercialização da droga e da ação repressiva dos órgãos de Defesa Social”, declarou.

“Esse é um exemplo concreto de que a priorização de ações de governo é capaz de impactar a incidência de homicídios relacionados ao tráfico, ainda que a comercialização delas permaneça humilhando a dignidade das pessoas”, afirmou Pedrosa.

(Reportagem: Laize Andrade/Foto: Leonardo Prado/Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
26 maio, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Perigos do crack”

  1. Parabéns Deputado Pedrosa!

    1 – O Brasil está uma peneira, a droga está entrando aos montes (nunca ví tanta droga no Brasil, na era de FHC era bem menor a quantidade apreendida e as fronteiras eram bem mais protegidas e guarnecidas, inclusive com o Exército Brasileiro presente!). O PT não quer o Exército e colheu os frutos de uma sociedade indisciplinada.

    2 – O crescimento da população está muito alto, o Governo não para de construir e financiar casas e favelas para o povo, precisamos de controle de natalidade já! Mas não queremos aborto, pois o Governo do PT tenta esconder o problema propondo o aborto para tentar trocar a vida pela paz. Queremos controle sério, camisinha, anti-concepcional, programas de saúde para evitar gravidez precoce, redução da gravidez juvenil e planejamento familiar.

    3 – Falta educação para o povo, que é a melhor solução para redução da criminalidade (O Governo do PT tenta esconder que educação é útil, para aumentar o Policialismo social e deixar o povo mal instruído de propósito e ganhar votos assim).

    4 – O Governo Petista ganha algo com a Droga ou lucra algo assim, talvez favorecendo o Governo de Hugo Chavez que envia drogas em troca de medidas que o PT dá de graça a Venezuela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *