Ensino em debate


Tucanos querem estruturação do Plano Nacional de Educação para melhorar resultados do setor

Durante seminário que discutiu o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2011/2020, deputados do PSDB ressaltaram a necessidade de avançar no tema e defenderam ações rápidas para alcançar resultados mais favoráveis. Os tucanos querem um plano à altura dos desafios da sociedade brasileira. O evento foi promovido pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), centro de estudos e formação do PSDB, e pelo deputado Eduardo Barbosa (MG).

O projeto de lei tem dez diretrizes objetivas e 20 metas para o ensino infantil, de jovens e adultos, profissionalizante e superior. A proposta institui estratégias específicas para inclusão de minorias e universalização da educação. Mas, na opinião dos parlamentares, é preciso aperfeiçoá-la para conseguir melhoria na qualidade do ensino. Na avaliação dos deputados, é preciso atuar no foco dos problemas com medidas eficientes, além de implantar uma educação estruturada nas séries iniciais.

Play
baixe aqui

Os deputados ressaltaram ainda a necessidade de ampliar o financiamento para a educação. O governo federal propõe a aplicação de 7% do Produto Interno Bruto (PIB), valor que os tucanos consideram insuficiente. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) diz que o ideal é investir 10%.

Eduardo Barbosa considera tímida a participação da União no financiamento do PNE proposto, o que, consequentemente, repassa o ônus para os Estados e municípios. O deputado lamentou não haver um diagnóstico que justifique as metas e estratégias descritas. “A ausência de diagnóstico impede uma avaliação realista a respeito do impacto financeiro e orçamentário que o PNE exercerá nas contas dos Estados”, avaliou.

Raimundo Gomes de Matos (CE) considerou o encontro importante e ressaltou a necessidade do PSDB apresentar propostas. Ele acredita que as metas do projeto não atendem às solicitações do segmento educacional. “É preciso aprimorar e fazer com que haja descentralização das ações, pois o governo quer cada vez mais centralizá-las. Uma das propostas é termos, dentro do pacto federativo, a visão de garantir que os municípios tenham a competência para fazer os investimentos necessários”, defendeu. “Vamos fazer tudo para aprimorar o PNE e garantir os recursos necessários para essa área”, completou.

O deputado Rogério Marinho (RN), por sua vez, defendeu que a principal meta do plano seja a qualidade da educação. “A qualidade da educação tem a ver com mérito, eficiência de gestão, qualificação de professores, entre outros. Quase 70% da nossa população acima de 15 anos está despreparada para entrar no mercado de trabalho”, lamentou.

Aumento da escolaridade

→ De acordo com Carlos Henrique Araújo (Prova Brasil e Sistemas de Avaliação), a superação da reprovação e do abandono escolar na educação básica se dará quando houver uma elevação do desempenho escolar. Desresponsabilização do trabalho escolar; excessivo corporativismo; greves frequentes; carreira não atrativa em termos salariais e de progressão funcional; desvalorização da autoridade do professor e falta de formação são alguns entraves, conforme apontou o convidado.

→ O PNE tem como objetivos a elevação global do nível de escolaridade da população; melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis; redução das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação pública; e a democratização da gestão do ensino público.

→ O projeto de lei, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2011-2020, está em tramitação na Câmara desde o dia 20 de dezembro de 2010. O PL tramita em Comissão Especial, mas, como forma de contribuir para o debate em torno de um projeto que orientará toda a política educacional do país até 2020, a Comissão de Educação e Cultura disponibilizará as propostas de emendas apresentadas por entidades da sociedade civil.

→ A ex-deputada Professora Raquel Teixeira (GO), o secretário de Educação do Pará, Nilson Pinto (PA), e o deputado Alfredo Kaefer (PR) também participaram do seminário.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
26 maio, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Ensino em debate”

  1. horiosvaldo da silva disse:

    Quer dizer quem aproveitou o tal—BOOM—em todos os sentidos á favor principalmente da sua população, do seu povo, das su as categorias profissionais-EDUCAÇÃO-SAÚDE-SEGURANÇAS-PÚBLICAS-.etc., e como também e principalmente de

    ESCOLAS NORMAIS E PROFISSIONALIZANTES EM TEMPO INTEGRAL COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES, PROFESSORAS FELIZES E CONTENTES.etc.,

    Para as mesmas ficarem longe das bandidagens, traficantes, drogas, pedófilos, prostituições, cigarros, bebidas, gangues, vio lências, assassinatos, assaltos, de persona non grata, de má influência.etc.

    Pois é nesta idade que está sendo formada as suas personalidades para sempre,

    pois, os seus SUBCONSCIENTES está ainda á serem preenchidos,

    pois ainda são folhas em branco,

    é nestas idades que tudo e todas as crianças, adolescentes.etc.

    estão ainda no ESTADO CEREBRAL MENTAL ALPHA , THETA, DELTA,.etc .

    e é nestas idades que se formarão pouco á pouco,

    o(a)s VENCEDORE(A)S, O(A)S VITORIOSO(A)S, o(a)s GÊNIOS, CRIATIVIDADES.etc.em todos os sentidos e ou ÁQUELE(A)S QUE ZELARÃO PELO SEU PAÍS EM TODOS OS SENTIDOS possíveis e impossíveis de imaginar.etc.

    algo que parece IMPOSSÍVEL para acontecer no BRASIL, mesmo o BRASIL sendo um GIGANTE em tamanho, e o pais mais trili onário do universo e de todas as galáxias em todos os sentidos em termos de riquezas naturais, recursos naturais.etc.,quase do TAMANHO DA CHINA COMUNISTA CONTINENTAL,

    sendo que a CHINA tem é quase—08—VEZES—mais populosa que o BRASIL, são quase 01-BILHÃO e 500 MILHÕES de HABI TANTES CHINESES, e até também o MINIPAÍS dizem que é quase do TAMANHO DO ESTADO DE SÃO PAULO,

    dizem, o JAPÃO, com os seus CONSTANTES DESASTRES NATURAIS, e a sua super concentração de habitantes, e praticamente não tem quase nenhum tipo de RIQUEZAS NATURAIS, RECURSOS NATURAIS.etc., mas, vive pegando de países latino américa nos, africanos e de alguns países asiáticos.etc., como por exemplo tudo que pode do BRASIL.etc.

    mas ao contrário do BRASIL, na CHINA e como no JAPÃO.etc.todas as suas CRIANÇAS, ADOLESCENTES.etc.estão em ESCOLA NORMAIS E PROFISSIONALIZANTES EM TEMPO INTEGRAL,

    e olha que a CHINA, JAPÃO.etc.tem muitos DESASTRES NATURAIS constantemente, e uma boa parte do seu TERRITÓRIO é I NABITÁVEL, e quase impossível de PLANTAR ALGO.etc.

    pois, tem áreas DESÉRTICAS SECAS E DESÉRTICAS GÉLIDAS.etc., e no BRASIL 100% do seu território é HABITÁVEL E PLANTÁ VEL, e praticamente não possui DESASTRES NATURAIS, quando tem algum DESASTRE AMBIENTAL, POLUIÇÕES, BAIXAS UMI DADES DE AR.etc.

    tem lá a mão do HOMEM, como, CONSTRUÇÕES EM LUGARES INAPROPRIADOS.etc.principalmente por GANÂNCIAS para ga nhar votos, LUCROS IMEDIATOS,

    mas, tudo em detrimento, dizimação da NATUREZA.etc, hoje as consequências são mínimas ou são suportáveis mas e amanhã proporcionalmente falando, aumento da população por exemplo.etc.,

    se estão DESTRUINDO, POLUINDO.etc.até as ÁGUAS SUBTERRANEAS EM TODO O PLANETA TERRA TUDO EM NOME DO LUCRO IMEDIATO, VOTOS.etc.,

    e a culpa não é do BRASILEIRINHO(A) ANALFABETO COM FOME E COM OS SEUS 50 FILHO(A)S,

    é culpa de quem TEM CONSCIENCIA DE TUDO ISSO.etc.mas os usam para angariar VOTOS, LUCROS IMEDIATOS, MASSAS DE MANOBRAS POLÍTICAS.etc.,

    e ao mesmo tempo LHE vão tirando tudo á que ELE(A)S BRASILEIRINHO(A)S deveriam e ou devem ter acesso, como por exemplo::
    =
    INFORMAÇÃO, ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL PARA OS SEUS FILHO(A)S.etc.

    mas—desde o DESCOBRIMENTO DO BRASIL lhe foi negado tudo tudo mesmo.etc.,

    e quem chegava á ter alguma coisizizizinha mínima que seja, não permitia aos outros terem acesso, independemente de raça, cor, aparência, região, sexo.etc.

    da mesma forma que sempre aconteceu e ainda acontece nos PAÍSES AFRICANOS.etc.mas na verdade o BRASIL É O PAÍS MA IS TRILIONÁRIO DE TODAS AS GALÁXIAS, UNIVERSOS.etc.

    Parabéns á quem APROVEITOU e ou está APROVEITANDO O—BOOMMM—–, isto é,

    fizeram e ou estão fazendo tudo e todos do seu país EVOLUIR, PROGREDIR.etc.em todos os sentidos juntamente com toda a HUMANIDADE em todos os sentidos—ATUALIZADISSISSIMAS—e geralmente ficam sempre um passo na frente das outras na ções.etc.

    mas, quem não aproveitou e ou não está aproveitando o tal—BOOM—DEPOIS é só os ranger de dentes, choros.etc.

    e esta tal estória de DEIXAR O BOLO CRESCER e depois DIVIDIR, já fizeram isto aqui no BRASIL, mas sumiram com o BOLO E TODOS OS APETRECHOS.etc.etc.., e tudo e todos depois ficaram só com os prejuízos, e com as contas á pagar.etc.

    e, tudo e todos tem que saber é que todos um dia partirão, o que ficará é só o que de bom fez á favor de sua NAÇÃO, de seu PAÍS.etc.,

    coitado dos países aonde as suas ELITES, LIDERANÇAS, PARLAMENTARES, JUDICIÁRIOS, LÍDERES RELIGIOSOS, SINDICATOS, EMPRESÁRIOS, RICOS.etc., deixam todo o seu povo, toda a sua população, todas as suas CATEGORIAS PROFISSIONAIS.etc. fo ra da EVOLUÇÃO HUMANA, fora do PROGRESSO HUMANO.etc., e ou sempre—DEZ—PASSOS—ATRÁS—dos outros.etc., coita dos.etc.

    e só pensam em si mesmos, nos seus umbigos e dos seus familiares, parentes, amigos e nos tais–BAJULADORES DE QUEM ES TÁ NO PODER NAQUELE MOMENTO, NAQUELE INSTANTE.etc., tanto os do próprio país como e principalmente os tais ESTRAN GEIROS.etc., coitada desta NAÇÃO, deste país.etc.

    Pois por exemplo dizem que a CHINA COMUNISTA está comprando pessoalmente ou através de LARANJAS.etc.tudo que pode aqui do BRASIL, e ao mesmo tempo, poupando ao máximo as suas próprias RIQUEZAS E RECURSOS NATURAIS lá da CHINA. etc.,

    principalmente áreas do tamanho de alguns estados brasileiros, e ao mesmo tempo importando suas FÁBRICAS juntamente com uma parte da sua população para trabalhar nas tais e tais FÁBRICAS aqui no BRASIL, como fazem em outros países por aí .etc.,

    Mas será que a CHINA permitiria que qualquer brasileiro e ou as suas empresas.etc.por mais TRILIONÁRIO que seja faça a mês ma coisa lá na CHINA.etc ???será???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *