Ensino em debate
Tucanos querem estruturação do Plano Nacional de Educação para melhorar resultados do setor
Durante seminário que discutiu o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2011/2020, deputados do PSDB ressaltaram a necessidade de avançar no tema e defenderam ações rápidas para alcançar resultados mais favoráveis. Os tucanos querem um plano à altura dos desafios da sociedade brasileira. O evento foi promovido pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), centro de estudos e formação do PSDB, e pelo deputado Eduardo Barbosa (MG).
O projeto de lei tem dez diretrizes objetivas e 20 metas para o ensino infantil, de jovens e adultos, profissionalizante e superior. A proposta institui estratégias específicas para inclusão de minorias e universalização da educação. Mas, na opinião dos parlamentares, é preciso aperfeiçoá-la para conseguir melhoria na qualidade do ensino. Na avaliação dos deputados, é preciso atuar no foco dos problemas com medidas eficientes, além de implantar uma educação estruturada nas séries iniciais.
baixe aquiOs deputados ressaltaram ainda a necessidade de ampliar o financiamento para a educação. O governo federal propõe a aplicação de 7% do Produto Interno Bruto (PIB), valor que os tucanos consideram insuficiente. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) diz que o ideal é investir 10%.
Eduardo Barbosa considera tímida a participação da União no financiamento do PNE proposto, o que, consequentemente, repassa o ônus para os Estados e municípios. O deputado lamentou não haver um diagnóstico que justifique as metas e estratégias descritas. “A ausência de diagnóstico impede uma avaliação realista a respeito do impacto financeiro e orçamentário que o PNE exercerá nas contas dos Estados”, avaliou.
Raimundo Gomes de Matos (CE) considerou o encontro importante e ressaltou a necessidade do PSDB apresentar propostas. Ele acredita que as metas do projeto não atendem às solicitações do segmento educacional. “É preciso aprimorar e fazer com que haja descentralização das ações, pois o governo quer cada vez mais centralizá-las. Uma das propostas é termos, dentro do pacto federativo, a visão de garantir que os municípios tenham a competência para fazer os investimentos necessários”, defendeu. “Vamos fazer tudo para aprimorar o PNE e garantir os recursos necessários para essa área”, completou.
O deputado Rogério Marinho (RN), por sua vez, defendeu que a principal meta do plano seja a qualidade da educação. “A qualidade da educação tem a ver com mérito, eficiência de gestão, qualificação de professores, entre outros. Quase 70% da nossa população acima de 15 anos está despreparada para entrar no mercado de trabalho”, lamentou.
Aumento da escolaridade
→ De acordo com Carlos Henrique Araújo (Prova Brasil e Sistemas de Avaliação), a superação da reprovação e do abandono escolar na educação básica se dará quando houver uma elevação do desempenho escolar. Desresponsabilização do trabalho escolar; excessivo corporativismo; greves frequentes; carreira não atrativa em termos salariais e de progressão funcional; desvalorização da autoridade do professor e falta de formação são alguns entraves, conforme apontou o convidado.
→ O PNE tem como objetivos a elevação global do nível de escolaridade da população; melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis; redução das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação pública; e a democratização da gestão do ensino público.
→ O projeto de lei, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2011-2020, está em tramitação na Câmara desde o dia 20 de dezembro de 2010. O PL tramita em Comissão Especial, mas, como forma de contribuir para o debate em torno de um projeto que orientará toda a política educacional do país até 2020, a Comissão de Educação e Cultura disponibilizará as propostas de emendas apresentadas por entidades da sociedade civil.
→ A ex-deputada Professora Raquel Teixeira (GO), o secretário de Educação do Pará, Nilson Pinto (PA), e o deputado Alfredo Kaefer (PR) também participaram do seminário.
(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)
Quer dizer quem aproveitou o tal—BOOM—em todos os sentidos á favor principalmente da sua população, do seu povo, das su as categorias profissionais-EDUCAÇÃO-SAÚDE-SEGURANÇAS-PÚBLICAS-.etc., e como também e principalmente de
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ESCOLAS NORMAIS E PROFISSIONALIZANTES EM TEMPO INTEGRAL COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES, PROFESSORAS FELIZES E CONTENTES.etc.,
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Para as mesmas ficarem longe das bandidagens, traficantes, drogas, pedófilos, prostituições, cigarros, bebidas, gangues, vio lências, assassinatos, assaltos, de persona non grata, de má influência.etc.
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Pois é nesta idade que está sendo formada as suas personalidades para sempre,
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pois, os seus SUBCONSCIENTES está ainda á serem preenchidos,
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pois ainda são folhas em branco,
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é nestas idades que tudo e todas as crianças, adolescentes.etc.
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estão ainda no ESTADO CEREBRAL MENTAL ALPHA , THETA, DELTA,.etc .
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e é nestas idades que se formarão pouco á pouco,
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o(a)s VENCEDORE(A)S, O(A)S VITORIOSO(A)S, o(a)s GÊNIOS, CRIATIVIDADES.etc.em todos os sentidos e ou ÁQUELE(A)S QUE ZELARÃO PELO SEU PAÍS EM TODOS OS SENTIDOS possíveis e impossíveis de imaginar.etc.
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algo que parece IMPOSSÍVEL para acontecer no BRASIL, mesmo o BRASIL sendo um GIGANTE em tamanho, e o pais mais trili onário do universo e de todas as galáxias em todos os sentidos em termos de riquezas naturais, recursos naturais.etc.,quase do TAMANHO DA CHINA COMUNISTA CONTINENTAL,
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sendo que a CHINA tem é quase—08—VEZES—mais populosa que o BRASIL, são quase 01-BILHÃO e 500 MILHÕES de HABI TANTES CHINESES, e até também o MINIPAÍS dizem que é quase do TAMANHO DO ESTADO DE SÃO PAULO,
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dizem, o JAPÃO, com os seus CONSTANTES DESASTRES NATURAIS, e a sua super concentração de habitantes, e praticamente não tem quase nenhum tipo de RIQUEZAS NATURAIS, RECURSOS NATURAIS.etc., mas, vive pegando de países latino américa nos, africanos e de alguns países asiáticos.etc., como por exemplo tudo que pode do BRASIL.etc.
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mas ao contrário do BRASIL, na CHINA e como no JAPÃO.etc.todas as suas CRIANÇAS, ADOLESCENTES.etc.estão em ESCOLA NORMAIS E PROFISSIONALIZANTES EM TEMPO INTEGRAL,
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e olha que a CHINA, JAPÃO.etc.tem muitos DESASTRES NATURAIS constantemente, e uma boa parte do seu TERRITÓRIO é I NABITÁVEL, e quase impossível de PLANTAR ALGO.etc.
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pois, tem áreas DESÉRTICAS SECAS E DESÉRTICAS GÉLIDAS.etc., e no BRASIL 100% do seu território é HABITÁVEL E PLANTÁ VEL, e praticamente não possui DESASTRES NATURAIS, quando tem algum DESASTRE AMBIENTAL, POLUIÇÕES, BAIXAS UMI DADES DE AR.etc.
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tem lá a mão do HOMEM, como, CONSTRUÇÕES EM LUGARES INAPROPRIADOS.etc.principalmente por GANÂNCIAS para ga nhar votos, LUCROS IMEDIATOS,
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mas, tudo em detrimento, dizimação da NATUREZA.etc, hoje as consequências são mínimas ou são suportáveis mas e amanhã proporcionalmente falando, aumento da população por exemplo.etc.,
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se estão DESTRUINDO, POLUINDO.etc.até as ÁGUAS SUBTERRANEAS EM TODO O PLANETA TERRA TUDO EM NOME DO LUCRO IMEDIATO, VOTOS.etc.,
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e a culpa não é do BRASILEIRINHO(A) ANALFABETO COM FOME E COM OS SEUS 50 FILHO(A)S,
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é culpa de quem TEM CONSCIENCIA DE TUDO ISSO.etc.mas os usam para angariar VOTOS, LUCROS IMEDIATOS, MASSAS DE MANOBRAS POLÍTICAS.etc.,
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e ao mesmo tempo LHE vão tirando tudo á que ELE(A)S BRASILEIRINHO(A)S deveriam e ou devem ter acesso, como por exemplo::
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INFORMAÇÃO, ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL PARA OS SEUS FILHO(A)S.etc.
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mas—desde o DESCOBRIMENTO DO BRASIL lhe foi negado tudo tudo mesmo.etc.,
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e quem chegava á ter alguma coisizizizinha mínima que seja, não permitia aos outros terem acesso, independemente de raça, cor, aparência, região, sexo.etc.
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da mesma forma que sempre aconteceu e ainda acontece nos PAÍSES AFRICANOS.etc.mas na verdade o BRASIL É O PAÍS MA IS TRILIONÁRIO DE TODAS AS GALÁXIAS, UNIVERSOS.etc.
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Parabéns á quem APROVEITOU e ou está APROVEITANDO O—BOOMMM—–, isto é,
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fizeram e ou estão fazendo tudo e todos do seu país EVOLUIR, PROGREDIR.etc.em todos os sentidos juntamente com toda a HUMANIDADE em todos os sentidos—ATUALIZADISSISSIMAS—e geralmente ficam sempre um passo na frente das outras na ções.etc.
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mas, quem não aproveitou e ou não está aproveitando o tal—BOOM—DEPOIS é só os ranger de dentes, choros.etc.
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e esta tal estória de DEIXAR O BOLO CRESCER e depois DIVIDIR, já fizeram isto aqui no BRASIL, mas sumiram com o BOLO E TODOS OS APETRECHOS.etc.etc.., e tudo e todos depois ficaram só com os prejuízos, e com as contas á pagar.etc.
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e, tudo e todos tem que saber é que todos um dia partirão, o que ficará é só o que de bom fez á favor de sua NAÇÃO, de seu PAÍS.etc.,
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coitado dos países aonde as suas ELITES, LIDERANÇAS, PARLAMENTARES, JUDICIÁRIOS, LÍDERES RELIGIOSOS, SINDICATOS, EMPRESÁRIOS, RICOS.etc., deixam todo o seu povo, toda a sua população, todas as suas CATEGORIAS PROFISSIONAIS.etc. fo ra da EVOLUÇÃO HUMANA, fora do PROGRESSO HUMANO.etc., e ou sempre—DEZ—PASSOS—ATRÁS—dos outros.etc., coita dos.etc.
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e só pensam em si mesmos, nos seus umbigos e dos seus familiares, parentes, amigos e nos tais–BAJULADORES DE QUEM ES TÁ NO PODER NAQUELE MOMENTO, NAQUELE INSTANTE.etc., tanto os do próprio país como e principalmente os tais ESTRAN GEIROS.etc., coitada desta NAÇÃO, deste país.etc.
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Pois por exemplo dizem que a CHINA COMUNISTA está comprando pessoalmente ou através de LARANJAS.etc.tudo que pode aqui do BRASIL, e ao mesmo tempo, poupando ao máximo as suas próprias RIQUEZAS E RECURSOS NATURAIS lá da CHINA. etc.,
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principalmente áreas do tamanho de alguns estados brasileiros, e ao mesmo tempo importando suas FÁBRICAS juntamente com uma parte da sua população para trabalhar nas tais e tais FÁBRICAS aqui no BRASIL, como fazem em outros países por aí .etc.,
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Mas será que a CHINA permitiria que qualquer brasileiro e ou as suas empresas.etc.por mais TRILIONÁRIO que seja faça a mês ma coisa lá na CHINA.etc ???será???
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