Vergonha nacional


Paulo Abi-Ackel alerta para grave situação do saneamento básico no Brasil

Tema de vários discursos do deputado Paulo Abi-Ackel (MG), os péssimos índices de implementação do sistema de saneamento básico brasileiro foram tratados pela “Veja” desta semana. De acordo com a revista, 45% dos domicílios brasileiros não tem sistema de escoamento.

Segundo a reportagem “O Brasil na fossa”, na última década o país registrou seu pior desempenho na expansão da rede de esgotos e a proporção de residências brasileiras ligadas à rede de esgoto é menor que a do Equador e semelhante à de Angola. Nesses lares, 90 milhões de pessoas usam fossas sépticas ou, pior, despejam seus excrementos em valas a céu aberto ou diretamente nos rios e no mar.

Desde que assumiu a Liderança da Minoria, o tucano vem denunciando na tribuna da Câmara dos Deputados os absurdos dos baixos índices de saneamento básico no país. O tema foi promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff, que ainda não deu indícios de que vai cumprir seu compromisso com a população.

Paulo Abi-Ackel destacou a ausência no planejamento do governo federal para implementação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações de Tratamento de Água (ETA). “Mais da metade da população brasileira não tem água tratada e nem tratamento sanitário. Isso afeta a saúde das crianças e dos mais velhos. Ainda sofremos com doenças que poderiam ter sido erradicadas há muito tempo”, argumentou.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Ag. Câmara)

Leia também:

Corte em saneamento revela irresponsabilidade do governo federal, condenam tucanos

Compartilhe:
26 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *