Mudança de estratégia


Ruy Carneiro defende regras rígidas para combater a exploração sexual infantil

O deputado Ruy Carneiro (PB) reconheceu, no Seminário sobre Políticas Públicas de Combate à Exploração Sexual Infantil, a necessidade de regras rígidas para combater o turismo sexual no Brasil. No encontro, o tucano sugeriu política para coibir o abuso de mulheres em canteiros de obras, que tem elevado número de trabalhadores do sexo masculino. O evento foi promovido pelas comissões de Turismo e Desporto e de Direitos Humanos e Minorias.

Ao recordar a recorrência do crime, Carneiro defendeu uma atuação preventiva do governo federal, visando a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Ele pede atenção e assistência psicológica às crianças vítimas de violência. Segundo o tucano, as pessoas ficam preocupadas em prender o agressor, mas esquecem do lado emocional do adolescente.

Play
baixe aqui

O parlamentar sugere mudança no rito processual, pois a criança não tem condições de depor logo após o abuso. Carneiro destaca que muitos criminosos continuam impunes. ”Em média, de oito pessoas que cometem esse tipo de delito, apenas uma é punida”, informou.

Outra proposta do tucano propõe o desenvolvimento de ações para evitar a prostituição de mulheres que trabalham em obras como das usinas hidrelétricas. Segundo ele, algumas são vítimas constantes de abusos nesses locais. ”Quando se analisa um empreendimento dessa natureza, devemos também avaliar o impacto social”, ponderou. Na opinião do tucano, a Câmara precisa agir diante do problema social.

Os números reforçam a necessidade de mudança no rumo da política de combate à exploração. Levantamento do Disque Denúncia, com informações coletadas a partir de 1997, aponta que menos de 1% das denúncias tem ligação com o turismo sexual. Relatório da CPI Mista sobre o assunto mostra 79 casos emblemáticos e comprovados de exploração. Desses, apenas 4,2% envolviam turismo sexual.

Rede hoteleira

O coordenador da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação para o Centro-Oeste, Clayton Faria Machado, reconheceu a responsabilidade do setor no combate ao assédio e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Ele ressaltou que o problema “sempre se inicia em bar ou restaurante e acaba em pensão ou hotel”.

Machado sustentou que a entidade desenvolve ações constantes para combater o mal, como a impressão de mensagens contra o abuso sexual em 110 milhões de cartões telefônicos. O coordenador garantiu ainda que neste ano vai entregar 200 computadores a donos de bares e restaurantes para facilitar esse tipo de campanha nesses locais. No ano que vem, o objetivo é chegar a 500 e, até a Copa de 2014, entregar 2000 computadores por ano.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *