Esclarecimento à sociedade


Impeachment é o caminho natural para o prefeito de Campinas, diz Carlos Sampaio

A cassação do mandato do prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), é o caminho natural na falta de esclarecimento sobre as denúncias de corrupção envolvendo sua administração, avalia o deputado Carlos Sampaio (SP). O Ministério Público investiga supostas fraudes em licitações e contratos públicos municipais, especialmente da Sanasa, empresa de tratamento de água e esgoto. O esquema teria movimentado R$ 660 milhões.

“Se (a cidade) ficar ingovernável é evidente que o impeachment é o caminho natural até porque é uma decisão política a ser tomada pela Câmara Municipal. Portanto, o caminho impeachment não está afastado. Enquanto ele não se explicar, ele se aproxima da cassação”, afirmou. Secretários municipais foram presos por causa do esquema.  E a mulher do prefeito é apontada como coordenadora do escândalo.

Play
baixe aqui

Para Sampaio, o prefeito de Campinas brinca com a população ao se declarar vítima de perseguição política. “Não é possível que promotores, juiz que decretou a prisão estejam envolvidos com (perseguição) política”, condenou. “O mundo está contra ele? É evidentemente que ele deu uma resposta de quem não sabe o que dizer”, completou.

Na última segunda-feira (23), a Câmara Municipal de Campinas aprovou, por unanimidade, a instalação de uma comissão de investigação que pode levar à cassação do prefeito. Além disso, relatório do Ministério Público sustenta a ordem de prisão contra 20 suspeitos de participação em suposto esquema de corrupção. No total, 11 pessoas foram presas até agora. Um dos alvos da investigação é o empresário José Carlos Bumlai, amigo e anfitrião do ex-presidente Lula.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *