Em defesa da ética


Jorginho Mello defende ficha limpa para cargos de direção partidária

Diante de sucessivos escândalos de tráfico de influência e desvio de recursos, projeto de lei do deputado Jorginho Mello (SC) exige ficha limpa do candidato a cargos de direção partidária nas esferas municipal, estadual e nacional. O objetivo é aperfeiçoar a vida político-partidária no Brasil e, consequentemente, fortalecer a democracia.

O texto destaca a mobilização da sociedade pelo projeto de lei de iniciativa popular que estabelece a ficha limpa para candidatos a cargos eletivos.

Com respaldo do brasileiro, a proposta impede o ingresso na vida pública de pessoas que não atendem a critérios específicos de moralidade, aponta a justificativa do tucano.

Jorginho Mello defende a aplicação das regras do projeto à vida político-partidária. “É inegável que a burocracia partidária, especialmente os que ocupam a direção, possui grande influência nas decisões políticas do país. Isso nos leva à conclusão de que o princípio da moralidade deve ser observado como condição básica para o preenchimento desses cargos”, destacou.

Na opinião do deputado, a proposta é uma regra moralizadora que não fere a autonomia dos partidos. “O objetivo é impedir que a estrutura partidária se preste a servir de refúgio de fichas sujas”, disse Mello.

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
25 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *