Diretrizes


Eduardo Barbosa e ITV promovem seminário para discutir Plano Nacional de Educação

O Instituto Teotônio Vilela (ITV), centro de estudos e formação do PSDB, e o deputado Eduardo Barbosa (MG) fazem nesta quinta-feira (26), em Brasília, seminário para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) para o próximo decênio (2011/2020).

Os tucanos debaterão o impacto financeiro do novo plano no orçamento dos Estados e levantarão sugestões para melhorar o projeto de lei em tramitação na Câmara. Os deputados federais e estaduais do partido ainda devem avaliar o alcance da política e os efeitos na vida da sociedade brasileira.

Play
baixe aqui

O projeto de lei tem dez diretrizes objetivas e 20 metas para o ensino infantil, de jovens e adultos, profissionalizante e superior. A proposta institui estratégias específicas para inclusão de minorias e universalização da educação.

“Conhecendo bem o plano, a sociedade poderá criar estratégias e mecanismos de cobrança para a sua implantação”, declarou Eduardo Barbosa. O tucano ressaltou a importância da participação de todos para o debate do tema.

O parlamentar defende a ampliação dos investimentos para educação, ponto central da discussão do projeto. O governo federal propõe a aplicação de 7% do Produto Interno Bruto (PIB), valor contestado pelo tucano e por especialistas. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), por exemplo, garante que o ideal é investir 10% do PIB.

Foram convidados para o seminário a secretária de Educação de Roraima, Lenir Moura; o secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns; o ex-secretário de Educação de Teresina professor Washington Bonfim; a secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Marisa Abreu; e o mestre em Sociologia Carlos Henrique Araújo. O evento será realizado de 9h às 17h, no hotel Brasília Palace, localizado no Setor Hoteleiro Norte.

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *