Blindagem pesada


Deputados criticam “rolo compressor” do Planalto em comissão e exigem explicações de Palocci

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), e o deputado Vanderlei Macris (SP) criticaram as novas manobras do governo federal para impedir que o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, vá à Câmara prestar esclarecimentos sobre a milagrosa evolução do seu patrimônio. Nesta quarta-feira (25), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle rejeitou os seis requerimentos que pediam a convocação do petista para prestar explicações.

Indignados, os deputados do PSDB exigem que o ministro esclareça à sociedade a origem dos recursos. “A oposição está em minoria, defendendo o interesse de qualquer cidadão brasileiro que fica estarrecido com uma pessoa que sai de sua atividade e, em quatro anos, multiplica o patrimônio por 20 vezes, obtendo no mínimo R$ 7,5 milhões em patrimônio imobiliário, e sequer vem prestar contas”, ressaltou o líder tucano durante a reunião. “Qual o receio ele tem de explicar a origem desses valores?”, questionou.

Play
baixe aqui

Duarte Nogueira considerou lamentável a comissão ter sido suprimida da sua principal atribuição, que é fiscalizar o governo e prestar contas para a sociedade. “O governo está aqui tentando inverter os valores”, criticou. O tucano quer passar a limpo todas as informações sobre o enriquecimento de Palocci. “A oposição vai utilizar todos os instrumentos necessários para atingir esse objetivo”, avisou.

O deputado Macris, um dos autores dos requerimentos, disse que o PT quer tirar as atenções do assunto. “Toda vez que o PT é acusado de algo, ele vem com acusações para tentar mudar o foco do debate. Essa é a postura”, criticou. “O ministro tem obrigação de dar explicação. O governo está montando uma blindagem porque não tem o que explicar. Por isso existiu toda essa blindagem na comissão de hoje na tentativa de acobertar aquilo que a sociedade brasileira tem direito de saber”, acrescentou.

Macris disse ainda que o ex-presidente Lula esteve ontem em Brasília para ajudar o governo a conduzir o primeiro grande escândalo.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *