Valorização profissional


Câmara discute jornada de trabalho de seis horas para policiais e bombeiros

Para oferecer melhores condições aos policiais e bombeiros, o deputado Delegado Waldir (GO) propõe uma radiografia da segurança pública como ponto de partida para valorização do profissional. O tucano relata o projeto de lei que reduz a carga de trabalho para seis horas por dia. Ele participou de audiência na Câmara nesta terça-feira (24) com representantes da categoria.

“(O policial) É escravizado pela jornada de trabalho. Trabalha sem receber hora extra, adicional noturno. Não temos ações próprias dos municípios, Estados e governo federal”, afirmou.

Play
baixe aqui

Na opinião do tucano, o caminho para aperfeiçoar o setor no país é a integração das polícias. “Enquanto não tivermos uma equipe unificada e bem remunerada, com uma jornada de trabalho tranquila, não vamos revolucionar a segurança. O poder público não quer ver isso e quem paga o preço é o cidadão”, disse.

Waldir afirma que a unificação ainda acabará com as diferentes jornadas adotadas em cada Estado. “É uma bagunça geral. Precisamos de uma política nacional. Hoje, em cada Estado é uma situação diferente. Não temos os mesmos símbolos, nem as mesmas viaturas. E o modelo de delegacia é diferente”, ponderou.

Ele defende uma estratégia de valorização da polícia, desacreditada pela sociedade. “O cidadão não confia na polícia. Por quê? Ela é bagunçada. É inadmissível que nós façamos uma segurança pública militarizada”, reprovou. “Defendo bons salários, mas que os profissionais produzam. Receberá aquele que reduzir a criminalidade, que for pacificador”, completou.

Mapeamento do setor

Um grupo de deputados fará levantamento, nos Estados e no Distrito Federal, do número de policiais existentes nas polícias militar e civil. Serão catalogados dados sobre a carga horária, a remuneração e as licenças médicas.

Hoje, a Polícia Federal (PF) tem um efetivo de 15 mil homens. Já a Polícia Rodoviária Federal conta com nove mil agentes. São Paulo tem 36 mil policiais civis e 130 mil militares ativos e inativos.

Na próxima terça-feira (31), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara realizará grande debate de valorização dos profissionais do setor.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
24 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *