Parceria oriental


Leréia cumpre primeira missão internacional e estreita os laços entre Brasil e  Coreia do Sul

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Carlos Alberto Leréia (GO), integrou a comitiva brasileira na 2ª Cúpula Parlamentar do G-20, que aconteceu entre 18 e 20 de maio, em Seul, na Coreia do Sul. No encontro, foram debatidos problemas mundiais, como mudanças climáticas, prevenção de desastres naturais, utilização de energia nuclear e combate à proliferação do terrorismo.

Leréia foi recebido por autoridades do país, a exemplo do Presidente Sul-Coreano, Lee Myung Bak, e do Primeiro-Ministro, Kim Hwang-sik. Ele também se reuniu com o presidente da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, Park Hee-tae, juntamente com outros parlamentares.

O encontro teve como objetivo estabelecer novas parcerias e intercâmbio, com especial ênfase na área econômica, particularmente no que refere à tecnologia brasileira sobre adição do etanol à gasolina e à tecnologia naval sul-coreana.

O tucano conheceu setores de referência da alta tecnologia sul-coreana, como o trem de alta velocidade KTX, que viaja até 300 quilômetros por hora, e cuja técnica a empresa Hyundai Rotem deseja exportar ao Brasil, caso tenha êxito na concorrência para a linha que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro.

Ele visitou o centro de pesquisa e desenvolvimento da Samsung, uma das maiores empresas coreanas com operações no Brasil, com o objetivo de consolidar parceria tecnológica à luz da realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Para o deputado, o resultado da missão parlamentar foi extremamente positivo e alentador, uma vez que ele apresentou uma ampla agenda bilateral como forma de pautar e consolidar as relações Brasil-Coreia do Sul.

“A parceria está marcada por espírito de interesse mútuo. A Coreia cada vez mais confere importância especial ao Brasil, como força emergente na política e na economia mundial; e nós, brasileiros, por termos grande interesse no aporte e na transferência de tecnologia daquele país, hoje referência industrial no cenário global. Considero, portanto, que alcançamos grande passo em direção à consolidação de uma parceria crescentemente, promissora e mutuamente benéfica”, disse.

(Da assessoria do deputado/Foto: Divulgação)

Compartilhe:
24 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *