Fraudes em contratos


Deputados cobram esclarecimentos sobre suspeitas de corrupção em Campinas

Os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e Vanderlei Macris (SP) cobraram nesta terça-feira (24) esclarecimentos sobre as graves denúncias de corrupção envolvendo o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT). O Ministério Público investiga supostas fraudes em licitações e contratos públicos municipais, especialmente da Sanasa (empresa de tratamento de água e esgoto).

Na segunda-feira (23), a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a instalação de uma comissão processante que pode levar à cassação do prefeito. Além disso, relatório do Ministério Público sustenta a ordem de prisão contra 20 suspeitos de participação em suposto esquema de corrupção. No total, 11 pessoas foram presas até agora. Um dos alvos da investigação é o empresário José Carlos Bumlai, amigo e anfitrião do ex-presidente Lula.

Play
baixe aqui

Entre os  investigados está o vice-prefeito da cidade, Demétrio Vilagra (PT). Ele é acusado de envolvimento no suposto esquema de fraudes em contratos públicos. Vilagra pediu oficialmente o desligamento das Centrais de Abastecimento de Campinas S.A (CEASA) e está de férias na Espanha.

Macris cobrou investigação das graves denúncias. “A corrupção tem sido a pauta nesse país, especialmente quando envolve o Partido dos Trabalhadores. A sociedade quer transparência desses atos. A população não aceita mais esse tipo de tentativa de acobertar e jogar para debaixo do tapete as denúncias de corrupção que temos no Brasil”, afirmou. “Campinas está vivendo hoje uma situação constrangedora, pois toda a estrutura do governo está envolvida nessas denúncias”, condenou.

Macris considerou lamentável o envolvimento de pessoas ligadas ao ex-presidente Lula em  suposto esquema de fraudes e afirmou que a oposição vai continuar cobrando explicações e denunciando essa falta de transparência do PT.

Diante das investigações, o prefeito de Campinas se diz vítima de “golpe político de partidos derrotados nas últimas eleições”. Segundo Mendes Thame, pessoas se fazem vítimas de perseguição quando não têm uma explicação consistente. “O pedido foi aprovado por unanimidade e agora é preciso fazer uma investigação que chegue realmente aos fatos para comprovar se houve os desvios. Ao que tudo indica, se trata de um dos maiores escândalos da história da prefeitura de Campinas”, completou.

Pedidos de prisão

→ Documentos entregues à EPTV no domingo (22) de forma anônima mostram indícios do envolvimento do vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, no esquema de supostas fraudes em contratos públicos. Ele não foi chamado pela Promotoria para depor sobre o caso, mas está na lista dos 20 mandados de prisão temporária decretados pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Campinas, Nelson Augusto Bernardes, a pedido do MP.

→ Na última sexta-feira (20), o juiz Nelson Bernardes determinou a prisão temporária de 20 suspeitos e afirmou que o Ministério Público só não solicitou a prisão da primeira-dama porque ela conseguiu um habeas corpus preventivo por liminar.

→ Deve ser publicada a exoneração dos secretários Carlos Henrique Pinto (de Segurança Pública) e Francisco de Lagos (Comunicação). Eles tiveram a prisão decretada e estão foragidos.

Carlos Sampaio: população exige transparência
“Os promotores já tinham descoberto as ações criminosas dos secretários e diretores que integram o atual governo municipal. O juiz já havia decretado a prisão dos mesmos. A Câmara Municipal de Campinas acaba de aprovar, por unanimidade, a abertura de uma Comissão Processante que pode resultar no impeachment do Prefeito Hélio. Será que agora o prefeito vai continuar dizendo que tudo não passa de um movimento político contra ele? Transparência, prefeito, é isso que Campinas exige!!!
Deputado Carlos Sampaio (SP), via Facebook

(Reportagem: Letícia Bogéa/Fotos: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
24 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *