Silêncio suspeito


Oposição coleta assinaturas para instalar CPI do caso Palocci

Integrantes dos partidos que apoiam a instalação de uma CPI Mista para investigar o crescimento patrimonial da empresa Projeto, do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, se reunirão nesta terça-feira (24), às 11 horas, na Liderança do PSDB no Senado. O objetivo é definir estratégias para agilizar a coleta de assinaturas para a criação da comissão.

“O objetivo é buscar apoio de parlamentares da base do governo que se encontram descontentes com o silêncio do ministro sobre as atividades da empresa. A oposição é pequena, mas tem o apoio da opinião pública. A sociedade tem todo o direito de saber se houve conflito de interesses nas atividades do ministro”, disse o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP).

Principal mercadoria que empresa de Palocci tinha para oferecer é o tráfico de influência, afirma ITV

Tucanos desaprovam ameaças do Planalto para impedir investigação

Fiscalização Financeira vota convocação de ministro e de parceiros em consultoria milionária

A oposição quer esclarecer se houve a percepção de vantagens indevidas por meio da empresa ou o patrocínio de interesses privados perante órgãos do governo federal entre 2006 e 2011, e a relação desses fatos com a campanha presidencial de 2010. PSDB, DEM, PPS e Psol participam da iniciativa.

Os partidos acreditam que há indícios suficientes para uma investigação aprofundada sobre o enriquecimento do ministro. No fim de 2010, Palocci comprou um apartamento de R$ 6,6 milhões. Naquele ano, o petista foi coordenador da campanha de Dilma Rousseff e o faturamento da empresa chegou a R$ 20 milhões. Além disso, alguns contratos da Projeto previam “cláusulas de sucesso” caso o negócio desse certo, o que aumenta a suspeita de tráfico de influência.

“Quando se fala em taxa de sucesso, consagra-se a existência do tráfico de influência. É evidente que Palocci, por meio da consultoria, obteve valores exponenciais exatamente pela influência que exercita, pelo fato de ser um homem de relevo na atual estrutura da administração pública federal”, declarou da tribuna o líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR).

“Desde a revelação desses fatos, o ministro tem sido questionado pelos partidos de oposição, pela imprensa e pela sociedade brasileira sobre a origem de seu enriquecimento, cuja resposta tem sido negada, sistematicamente. O governo federal tem se utilizado de todos os recursos possíveis para evitar maior exposição ao seu ministro, inclusive com ações articuladas com parlamentares do bloco de apoio para impedir a convocação do ministro para prestar esclarecimentos. Tais ações não fizeram senão contribuir para o aumento das suspeitas de irregularidades por meio da empresa de consultoria”, diz trecho do requerimento de instalação da CPI.

Cláusula de sucesso

→ A Projeto Consultoria, em 2006, mantinha contratos com clientes que previam “cláusulas de sucesso”. Nesse tipo de contrato, o prestador de serviço só recebe se o negócio no qual participou deu certo. A modalidade é comum em escritórios de advocacia que travam disputas judiciais, sobretudo no mundo de corporações.

→ No ano passado, a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra viu-se envolvida em um escândalo que culminou com sua demissão do posto, agora ocupado por Palocci. O filho de Erenice mantinha uma empresa, a Capital Assessoria e Consultoria, que, conforme denúncia da revista “Veja”, intermediava contratos milionários entre empresários e o governo mediante o pagamento de uma “taxa de sucesso”.

(Reportagem: Alessandra Galvão com assessoria da Liderança do PSDB na Câmara/ Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
23 maio, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Silêncio suspeito”

  1. Antônio Carlos de Araújo disse:

    Senhores Bom Dia!!!

    Parabéns aos nossos paramentares pela iniciativa!!!

    Mas onde está a estratégia da Oposição pra contaminar o povão que vota pra Presidente da República? Os PTralhas e Cia. sabem que o Bolsa Família é sua maior moeda de troca na hora do “vamos ver das urnas”.

    Como sabem que têm a informação filtrada e os meios de comunicação oficiais e os não oficiais que são comprados pela falsa propaganda nas redes de TV e Rádio ficam à vontade, para, na maior cara de pau defender o que a nosso ver é indefensável.

    A Oposição, liderada pelo PSDB, necessita urgente de criar uma via alternativa exclusivamente, para trata do item “COMUNICAÇÃO” com as massas. De nada adiantará instalar uma CPI e fazer um barulho infernal se os fatos não chegarem a quem decide – neste caso o Povo.

    Eu como consultor de projeto sei e muitos da Oposição sabem que na área de gerenciamento de empreendimentos, o item “COMUNICAÇÃO” pode ser a mola mestra do sucesso do projeto.

    O nosso projeto é de médio prazo e se quisermos sucesso teremos que dedicar muita energia neste quesito. Sabemos que neste projeto teremos dois agentes fundamentais que serão extremamente decisivos para alcançarmos nossa meta – A Presidência da República.

    Destes dois agentes o pricipal é o POVO. O outro é o nosso CANDIDATO. O primeiro temos a obrigação de cuidar dele ao longo do tempo e não haverá outro meio de levar até ele este bem de consumo preciosíssimo chamado INFORMAÇÃO através de um sistema eficaz de COMUNICAÇÃO.

    Sabemos que é preciso escancarar os porões do poder de Brasília mas é preciso antes de tudo, revelar sua podridão ao principal interessado – o povo – ou tudo não passará, mais uma vez de barulho, um enfadonha rotina que se repete de 4 em 4 anos e êlles estarão lá, mais um vez debochando da Oposição e do Povo Brasileiro.

    Antônio Carlos de Araújo
    Juiz de Fora – MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *