Preservação da estabilidade financeira


Bancada do PSDB pede ao presidente do BC que explique criação de comitê

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), anunciou que vai apresentar requerimento à Comissão de Finanças e Tributação convidando o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, a prestar esclarecimentos sobre a criação do Comitê de Estabilidade Financeira, anunciada nesta quarta-feira (18).

Na opinião do parlamentar tucano, a criação do comitê pode ser um indício de dificuldades e de instabilidade da economia brasileira. “A preservação da estabilidade financeira já é uma atribuição do Banco Central. Ou a estrutura da autoridade monetária está funcionando bem, o que é pouco provável, ou o sinal passou de amarelo para vermelho”, reprovou o líder.

A criação do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) foi anunciada pelo Banco Central, em meio à alta dos preços detectada pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador que mede a inflação oficial. O comitê será composto pelo presidente e diretores da autoridade monetária, todos com direito a voto. Os chefes de departamento de áreas relacionadas à preservação da estabilidade também participarão, mas sem direito a voto.

Segundo o Banco Central, compete ao comitê: 1) orientar a atuação do BC em fóruns nacionais e internacionais relacionados à regulação e fiscalização do sistema financeiro no mercado de capitais e o relacionamento da autarquia com outras entidades detentoras de informações úteis à manutenção da estabilidade financeira; 2) definir as estratégias e as diretrizes do BC para a condução dos processos relacionados à estabilidade financeira; 3) alocar responsabilidades entre as unidades internas envolvidas, com vistas à atuação integrada e coordenada; 4) determinar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos relativos à estabilidade financeira e à prevenção do risco sistêmico.

(Da redação com assessoria da liderança do PSDB / Foto: Eduardo Lacerda)

Compartilhe:
18 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *