Falência do ensino


Parlamentares cobram mudanças em sistema de avaliação educacional

Os deputados Rogério Marinho (RN) e Eduardo Barbosa (MG) demonstraram preocupação com as avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os parlamentares participaram de audiência pública da comissão especial sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) realizada nesta quarta-feira (18). O colegiado analisa a proposta de política educacional do governo para o decênio 2011-2020.

Marinho criticou a falência do sistema de ensino. Segundo o tucano, o índice não mostra com clareza a qualidade das escolas. “O fato é que a educação no Brasil está muito ruim e nós precisamos melhorá-la. A fórmula para corrigir essa fragilidade só é possível com um diagnóstico acertado. O Ideb atesta a qualidade da educação, mas não consegue medi-la com exatidão”, declarou.

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O tucano propõe que os índices da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) sejam publicados para que haja uma análise da qualidade do ensino. De acordo com Marinho, a divulgação dos dados é importante para comparar a situação da educação brasileira com a de outros países. “O teste de proficiência internacional Pisa nos colocou entre os últimos colocados. Isso mostra que há muito a ser feito em relação à qualidade do ensino”, afirmou.

Eduardo Barbosa afirmou que o Ideb precisa ser aperfeiçoado, pois o índice exclui os alunos que não fazem as avaliações ou respondem incorretamente. “Com isso não se consegue identificar aqueles que não estão tendo um processo de aprendizagem na escola. Camufla-se um dado quando justamente é a partir daqueles que não aprendem que as mudanças e transformações no modo de ensinar devem ser feitas”, comentou.

Na avaliação do parlamentar, o sistema de avaliação é frágil e o PNE precisa valorizá-lo. “O Plano não pode ser centrado em metas apenas quantitativas. Nós temos que nos preocupar com a qualidade do aprendizado e eu acredito que isso não está explícito no PNE”, disse.

O pesquisador do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Francisco Soares e o pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade do Rio de Janeiro Simon Schwarstman participaram da discussão. Soares fez uma análise da qualidade da educação, enquanto Schwarstman apontou os desafios do ensino médio.

Qualidade das escolas

→ O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação.

→ O Saeb e a Prova Brasil são dois exames complementares que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica.

→ O projeto do governo estabelece que 7% do Produto Interno Bruto (PIB) será investido em educação. Esse mesmo percentual já estava previsto no PNE anterior (2001-2010), mas entidades que atuam na área afirmam que a meta não foi cumprida.

(Reportagem: Alessandra Galvão/Fotos: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

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18 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

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