Negligência


Falta de transparência do governo do PT é exemplo de má-fé, condenam deputados

Os deputados Vaz de Lima (SP) e André Dias (PA) consideram a transparência uma palavra em desuso no governo federal. Na opinião do paraense, o exemplo de “má-fé” é observado na administração da Petrobras. A estatal, recorda o tucano, é dona do maior orçamento de propaganda do Executivo, mas não divulga os valores gastos e muito menos os veículos beneficiados em um portal de transparência na internet. A prática é repetida nos ministérios.

Segundo a “Folha de São Paulo”, a Petrobras garantiu que “a página com as informações sobre os contratos de publicidade está em elaboração e em breve estará acessível”. Contudo, a lei (12.232/10) que estabelece a publicação mensal na internet das despesas e dos nomes dos veículos de comunicação beneficiados com publicidade está sendo descumprida.

Play
baixe aqui

Para Vaz de Lima, a Petrobras é apenas mais um exemplo da péssima administração petista. Segundo o tucano, compete ao Congresso fiscalizar, apontar e levar à sociedade os desmandos acobertados pelo Executivo. Para recordar o perigo da falta de transparência, no governo Luiz Inácio Lula da Silva, o maior escândalo de corrupção política – o mensalão – envolveu contratos de publicidade. O deputado ressaltou que “a sociedade organizada tem o direito de saber onde o dinheiro dos tributos é investido”.

André Dias afirma que existe uma confusão entre propaganda e publicidade. O Estado, segundo ele, precisa divulgar os seus dados, não propagandear informações, muitas desprovidas de realidade. “A Petrobras tem a obrigação de dar publicidade dos seus dados.” Contudo, segundo ele, a estatal não faz nenhuma das duas coisas. “A Petrobras está apenas atendendo aos interesses de alguns parceiros”, lamentou.

Para reverter o quadro, o tucano cobrou mudança por parte dos parlamentares e conscientização da sociedade. “Todo homem que reveste num cargo público deve prestar contas, porque está agindo por um determinado tempo em nome da sociedade”, disse Dias.

(Reportagem: Laize de Andrade / Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
17 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *