Cidadania para detentos


Inédito no país, programa do governo tucano em Minas Gerais beneficia presos trabalhadores

Os deputados Domingos Sávio (MG), Eduardo Azeredo (MG) e Carlaile Pedrosa (MG) comemoraram iniciativa do governo do PSDB em Minas Gerais, que lançou o programa Cartão Trabalhando Cidadania. O projeto, inédito no país, prevê a entrega de cartões magnéticos do Banco do Brasil a 1,5 mil detentos que trabalham durante o cumprimento da pena.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, 21,2% da população carcerária do Estado – 40 mil pessoas – trabalham, dentre os quais 4,5 mil recebem remuneração. Os beneficiados pelo programa representam 33,3% dos 4,5 mil presos das unidades prisionais de Minas Gerais contratados por órgãos administrativos do governo e por empresas privadas parceiras.

Inicialmente, os favorecidos receberão os cartões até o quinto dia útil de junho em 53 prisões do Estado. A proposta prevê ainda que, até 2014, todos os detentos com contrato de trabalho em Minas Gerais receberão o cartão bancário. O programa também promove cursos de capacitação profissional e garante ao preso assistência jurídica, educacional, social, religiosa e de saúde.

De acordo com Domingos Sávio, o projeto vai resgatar a cidadania, promover a ressocialização e a humanização e possibilitar aos detentos acompanhamento do patrimônio e da conta bancária. Além disso, o tucano ressalta que o benefício reduzirá a circulação de dinheiro nas penitenciárias.

Para Eduardo Azeredo, “a prisão tem duplo efeito: ela busca afastar os criminosos da sociedade, mas busca também recuperá-los. Se para recuperá-los é importante que eles tenham direitos normais de qualquer cidadão, é importante que o governo possa dar essa oportunidade”.

O tucano argumentou que o projeto vai reduzir a compra de drogas dentro dos presídios. “O objetivo é evitar que o dinheiro na mão possa ter um destino diferente e até mesmo ser objeto de cobiça entre os presos”, destacou.

Já o deputado Carlaile Pedrosa acredita que “o cartão é para resgatar a cidadania o preso albergado que tem condições de trabalhar e antes recebia o seu salário dentro das penitenciárias. Agora não, ele recebe no banco e usa o cartão para fazer conta, é a cidadania que está chegando”.

O tucano elogiou a atuação do PSDB na região. “O governo de Minas Gerais é vitrine para o país. O PSDB que pratica a cidadania, se preocupa com a população, quer gerar empregos e qualidade de vida para as pessoas”, disse Pedrosa.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Laize de Andrade/Foto: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
16 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *