Por mais dignidade


Em projeto, Tripoli estabelece programa para envelhecimento saudável

Com o crescente envelhecimento da população brasileira, o Estado precisa voltar a atenção para os idosos, fornecendo serviços e atendimento de qualidade a esse público. Nesse sentido, proposta do deputado Ricardo Tripoli (SP) cria o Programa Cidade Amiga do Idoso para incentivar os municípios a adotarem medidas que ofereçam um envelhecimento saudável.

Para aderir ao projeto, a cidade interessada deve possuir política específica para o idoso e apresentar estudo de ações que contemplem melhores condições de vida, como transporte, moradia, participação social, inclusão social, emprego, informação, apoio comunitário e serviços de saúde.

De acordo com o texto, os municípios participantes do programa terão prioridade no recebimento de recursos do Fundo Nacional do Idoso. A legislação estabelece financiamento de ações relativas ao idoso para assegurar os direitos sociais. Além disso, cria condições que promovam autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

“Embora o Estatuto do Idoso tenha representado um grande avanço para este grupo, ainda é possível observar que há muitas localidades que não tiveram êxito em instituir os principais direitos garantidos para esse público”, lamenta o tucano.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do censo 2010, revela que o processo de envelhecimento no Brasil apresenta grande crescimento. A pesquisa mostra que 14 milhões de pessoas tem mais de 65 anos e que, em dez anos, o número vai dobrar. “Essa população, por toda a contribuição que deu para sociedade, merece todo o respeito e os esforços para assegurar-lhe uma vida digna e saudável”, afirmou o deputado.

O tucano ressaltou que o projeto vai proporcionar grande melhora na qualidade de vida do grupo.  “Uma cidade amiga do idoso estimula o envelhecimento ativo ao aperfeiçoar oportunidades para saúde, participação e segurança, para aumentar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. Em termos práticos, uma cidade amiga do idoso adapta suas estruturas e serviços para que estes sejam acessíveis, preventivos e promovam a inclusão de idosos com diferentes necessidades e graus de capacidade”, reforçou Tripoli.

(Reportagem: Laize de Andrade / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
13 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *