Transporte


Subcomissão de Portos fará radiografia dos sistemas portuário e hidroviário no Brasil

O deputado Alberto Mourão (SP) foi eleito nessa terça-feira (10) presidente da Subcomissão Permanente dos Portos e Vias Navegáveis, que funcionará na Comissão de Viação e Transportes da Câmara. O objetivo do colegiado é fazer uma radiografia dos problemas e soluções dos sistemas portuário e hidroviário no Brasil. A primeira reunião está marcada para a próxima terça-feira (17), quando será organizada a agenda de trabalhos.

O tucano informou que a subcomissão promoverá audiências públicas com a participação de representantes das principais entidades que atuam nos sistemas portuário e hidroviário. A ideia é levantar os gargalos que engessam o desenvolvimento desses dois importantes modais da economia nacional e apresentar as soluções mais adequadas.

“É conhecimento de todos que os portos brasileiros estão longe de apresentar a eficiência dos grandes terminais portuários internacionais”, afirmou o parlamentar. Mourão informou que o governo também será acionado para expor seus projetos e dificuldades.

Atenção especial será dada para o sistema hidroviário, a modalidade menos poluente e que apresenta menor custo operacional. “A utilização dos nossos rios e a integração de bacias constituem a vocação do transporte de cargas no Brasil, em razão da nossa abundância de recursos hídricos. A subcomissão vai fazer uma radiografia do modal hidroviário, que, bem estruturado e modernizado, poderá ajudar em muito o desenvolvimento do interior do país.”

(Da assessoria de imprensa do deputado/Foto: Brizza Cavalcante/Ag. Câmara)

Compartilhe:
11 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *