Furtos na Argentina


Leréia exige explicação sobre o elevado número de assaltos a turistas brasileiros em Buenos Aires

Requerimento do presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Carlos Alberto Leréia (GO), pede ao ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, esclarecimentos sobre o elevado número de ocorrências de furtos e assaltos a turistas brasileiros em Buenos Aires, capital da Argentina.

De acordo com o Consulado-Geral do Brasil, quase um milhão de brasileiros visitaram o país vizinho em 2010. Destes, mais de 2,6 mil precisaram tirar a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) por terem os documentos levados em assaltos. Neste ano, 567 turistas já passaram pelo mesmo problema. Guias turísticos em Buenos Aires afirmaram que esse número pode ser bem maior, pois muitos turistas não fazem ocorrências.

Para o deputado, é necessária uma atenção especial ao assunto. “As autoridades argentinas sempre se empenharam em construir uma boa relação com o Brasil. Tristes episódios podem produzir no futuro algum tipo de desgaste entre os dois países irmãos. Nossa atenção também deve ser direcionada à proteção do nosso povo, que tem sido agredido especialmente nas áreas de compras naquele país”, disse.

O tucano exige que o MRE dê informações precisas e detalhadas sobre o assunto.  Esclareça os pontos mais vulneráveis, quais as medidas tomadas para atender as vítimas e se há algum estudo ou parecer para a restrição de viagens a algumas cidades ou região argentinas. O ministério deve ainda deixar recomendações para que o número de ocorrências possa ser reduzido.

(Reportagem: Laize de Andrade / Foto: Eduardo Lacerda)

Compartilhe:
9 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *