Imprudência


Tripoli pede convocação do ministro de Minas e Energia para esclarecimentos sobre programa nuclear

O deputado Ricardo Tripoli (SP) pedirá a convocação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para prestar esclarecimentos sobre a segurança do Programa Nuclear Brasileiro. Segundo o tucano, após três audiências para tratar do assunto – a última realizada nesta terça-feira (3) -,  ficou evidente a verdadeira temeridade de continuação do projeto. Para o tucano, é uma imprudência o Brasil seguir com o programa nuclear. “É preciso parar o sistema nuclear e fazer uma reavaliação do que existe hoje. O que não pode é deixar como está”, afirmou.

Diante do acidente nuclear ocorrido em março na usina de Fukushima, no Japão, o parlamentar  ressaltou a necessidade de garantir mais segurança nas usinas brasileiras e sugeriu a possibilidade de buscar outras alternativas de energia, como a eólica e a solar. Segundo o tucano, o mais preocupante é a falta de transparência que envolve o tema. “O custo da energia no Brasil com o sistema nuclear é muito mais caro do que as outras energias”, disse.

Durante audiência na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o tucano considerou preocupante os esclarecimentos prestados pelo assistente da presidência da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães. O deputado acredita que não ficou claro o que foi mostrado pelo representante e lamentou a ausência do presidente da Eletronuclear, que mais uma vez se recusou a comparecer à audiência.

“O representante tenta justificar coisas injustificáveis. A exemplo disso, o funcionamento da usina nuclear de Angra 2, que não tem sequer licença ambiental. A licença dessa usina é apenas provisória. Portanto, ela não deveria estar operando”, ressaltou. O tucano considerou grave também não haver local para guardar o lixo nuclear. “A matriz energética nuclear é uma preocupação no Brasil há muitos anos. Precisamos ir a fundo nessa discussão e não podemos tomar uma posição de fiscalização se não tivermos todas as informações possíveis. Por isso, espero que o ministro compareça para prestar os devidos esclarecimentos”, concluiu Tripoli.

“As imagens da tragédia no Japão já fizeram diferentes países anunciarem mudanças na segurança de seus programas nucleares. É fundamental que esta comissão acompanhe os estudos em execução sobre a situação das usinas existentes e também sobre a construção de novas usinas nucleares no Brasil”, comentou o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP).

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP) e o deputado Sarney Filho (PV/MA) , já apresentaram requerimento à Mesa Diretora do Congresso para que seja criada uma comissão mista especial com o objetivo de acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes à implantação de usinas nucleares no Brasil.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 maio, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Imprudência”

  1. Telma A Silveira disse:

    A comissão mista especial seria mista de que ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *