Doutrinação política


Tucanos querem convocar Haddad para esclarecer conteúdo ideológico em livros didáticos

Parlamentares do PSDB pedirão a convocação do ministro da Educação, Fernando Haddad, para esclarecer a aprovação e distribuição de livros didáticos que exaltam a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva e criticam o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O senador Cyro Miranda (GO) vai apresentar requerimento à Comissão de Educação, anunciou o líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR). Na Câmara, o deputado Rogério Marinho (RN) encaminhará um pedido de informação ao ministro e cobrará providências, como o recolhimento das obras.

De acordo com a Folha de S. Paulo, 97% das escolas públicas do país receberam o material que viola uma regra básica do próprio ministério: a ausência de doutrinação política nas obras utilizadas. Alvaro Dias classificou a distribuição de “procedimento deplorável do governo” e disse que as escolas deveriam devolver os livros utilizados com objetivos escusos. “É inadmissível querer transformar a escola em comitê eleitoral. Não creio que o livro didático seja o espaço ideal para esse debate. Há inúmeras outras razões para sua existência”, apontou.

Para o senador, a utilização de materiais escolares com o propósito da ideologização é algo oriundo de outra época e “remonta às escolas alemãs do período nefasto do Nazismo”. Segundo ele, essa é uma prática que deve ser combatida, principalmente porque o livro didático precisa ser um instrumento puramente pedagógico.

Play
baixe aqui

Rogério Marinho comparou o episódio às atitudes do governo Hugo Chávez, e afirmou que a ação merece total repúdio da população. Segundo ele, a produção dos livros representa uma tentativa de cooptação das pessoas, com a distorção da verdade e dos fatos. “Na Comissão de Educação, vamos formular nosso protesto e peticionar o ministro e as demais autoridades constituídas para que os critérios sejam colocados de forma republicana e que esses livros sejam recolhidos. Caso contrário, ao invés de educar, estarão doutrinando as pessoas sob uma ótica nada republicana”, afirmou.

O deputado Luiz Carlos (AP) também rechaçou a utilização dos livros pelos alunos da rede pública. A seu ver, o governo tenta desconstruir o legado deixado pelo governo Fernando Henrique Cardoso ao país, ao estimular e criar mentiras. Além da devolução dos livros, o parlamentar afirma que o governo deve um pedido de desculpas à sociedade por tentar “desconstruir a história da redemocratização brasileira.”

(Reportagem: Djan Moreno / Fotos: Eduardo Lacerda / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
2 maio, 2011 Últimas notícias 4 Commentários »

4 respostas para “Doutrinação política”

  1. Aloisio Antoni disse:

    Ao cooptar os partidos com distribuição de favores e cargos, formando assim uma base parlamentar sólida,o PT está descaracterizando a democracia.Maioria parlamentar conquistada atravez de loteamento de cargos e distribuição de favores é ditadura disfarçada, que trará graves prejuizos à nação.

  2. Marcos Bandeira disse:

    Isso mostra a pequenez do PT, do LULA e de todos que formam esse partidinho que só vivem na mentira, ca corrupção e na deslealdade. Sabe porque? Porque não tem competencia para desputar uma discursão saudavel e objetiva.

  3. José Tadeu Nobre disse:

    Nós não podiamos esperar outra coisa de um “governo” que, já com mais de oito anos no comando, ainda culpa o GOVERNO ANTERIOR, temos que ficar com vergonha de tomar as providências para que o dinheiro público possa ser usado em beneficio da sociedade, a educação já passa por grandes dificuldades não precisamos de mais essa.

  4. Miriam disse:

    O Ministro Haddad deve explicações.Absurdo distorcer fatos históricos.O mensalão vai constar como conteúdo? Agora o CNE quer modificar o currículo do ensino médio, o que é louvável , mantendo as obrigatórias entre as quais, sociologia e filosofia. Pergunto: E o vestibular? Exige os novos conteúdos? Existem provas de filosofia e sociologia? É melhor criar cotas do que criar um sistema que funcione.
    A ditadura do PT deve ter um freio e está passando dos limites. Modificaram pontos da LDB 9394/96, e conseguiram dar um nó na Educação. Foi o Governo que possuiu o maior número de Ministros da Educação. Haddad foi o único que aceitou ser fantoche.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *