Esclarecimento dos fatos


Durval vai depor no Conselho de Ética sobre caso Jaqueline, confirma Sampaio

O delator do mensalão no Distrito Federal, Durval Barbosa, confirmou seu depoimento ao Conselho de Ética da Câmara, marcado para o dia 4 de maio, para falar sobre suposta participação da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) no esquema. Durval teria filmado a parlamentar recebendo dinheiro de caixa dois durante campanha de 2006. Integrante do programa de proteção à testemunha da Polícia Federal, ele só vai responder perguntas relacionadas à denunciada, segundo o relator do processo, deputado Carlos Sampaio (SP).

Para o tucano, o depoimento será importante para o Conselho de Ética elaborar o relatório sobre o caso, com base nas provas relacionadas à deputada. “Ele (Durval) foi o delator do esquema de corrupção que envolvia outras pessoas, outros parlamentares ou outros agentes políticos. Durval vai poder esclarecer pontos obscuros que possam dar ao Conselho de Ética um norte sobre como proceder no caso”, destacou.

Sampaio explica o motivo pelo qual o delator responderá apenas perguntas relacionadas à Jaqueline, apesar de o esquema envolver outros políticos: “Ele está na condição de réu colaborador. Se falar sobre outros casos que correm em segredo de Justiça, ele terá prejuízos de natureza processual. Vamos garantir a integridade do depoente, colocando inclusive detectores de metais.” Jaqueline poderá acompanhar o depoimento e formular perguntas a Durval.

Para o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), o depoimento contribuirá para elucidar o envolvimento de Jaqueline Roriz no esquema de corrupção. “É uma atitude correta, necessária. Não sabemos o suficiente. Trata-se de alguém ligado a tudo que vem acontecendo em Brasília. Escutá-lo vai trazer subsídios importantes para o julgamento do caso”, ponderou.

Vídeo

Jaqueline Roriz aparece em vídeo, ao lado do marido, Manoel Neto, recebendo dinheiro de Barbosa, na campanha eleitoral de 2006. Na época, ela concorria à vaga de deputada distrital. A própria parlamentar já admitiu o recebimento de recursos e afirmou que utilizou o dinheiro em sua campanha. A verba, segundo ela, não teria sido informada na prestação de contas entregue à Justiça Eleitoral.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Eduardo Lacerda / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
27 abril, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *