Risco aos produtores


Kaefer pede audiência para discutir problemas e fraudes na Conab

O deputado Alfredo Kaefer (PR) solicitou explicações do governo federal sobre a Política de Estoque de Alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A pedido do tucano, a Comissão de Agricultura da Câmara realizará audiência para discutir o assunto. Serão convidados o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e o presidente da Conab, Evangevaldo Moreira do Santos. O parlamentar pede ainda esclarecimentos sobre a denúncia de fraudes no programa Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) de responsabilidade da companhia.

No requerimento, Kaefer destaca a importância de debater essa política e evitar que uma crise prejudique o pequeno produtor rural e o agronegócio. Inédita auditoria operacional do Tribunal de Contas da União (TCU) na Companhia mostra uma estrutura sucateada, falta de gestão e controle sobre os ativos armazenados e diferenças graves nos volumes contabilizados pela matriz da estatal e suas superintendências regionais nos estados.

O jornal “O Estado de S. Paulo” denunciou que compradores de milho estariam cobrando dos produtores rurais valores já pagos por meio de bônus cedidos pelo governo federal no programa de escoamento, que concede subsídios aos compradores para incentivar a distribuição da produção e a garantia de preço razoável aos produtores. Auditorias de técnicos do próprio ministério da Agricultura detectaram as fraudes. O Ministério teria conhecimento dessas ações e não teria adotado medidas para coibi-las. No mês passado, o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) solicitou informações ao ministro sobre o assunto.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Gilberto Nascimento/Agência Câmara)

Compartilhe:
13 abril, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *