Propina nos portos


Leréia cobra melhores condições para imigrantes brasileiros que voltam a residir no país

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou requerimento do deputado Carlos Alberto Leréia (GO), que convida o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, a esclarecer em  audiência pública as dificuldades sofridas por brasileiros que moravam no exterior e retornaram ao país de origem.

Quando decidem voltar a residir no Brasil, os imigrantes trazem os pertences em contêineres e são freqüentemente surpreendidos com a retenção dos bens nos portos. Mesmo munidos de documentos que comprovam a legitimidade do produto, muitos deles chegam a pagar propina para liberar a mudança.

“Isso é uma falta de respeito com nossos compatriotas que pagam os impostos dos produtos em outro país e, quando retornam ao Brasil, são extorquidos. Hoje, milhares de brasileiros se encontram nessa situação. Só neste ano, oito casos foram registrados por moradores de Goiás. Eles tiveram que pagar propina para ter de volta os pertences”, disse o deputado.

A maior parte do material detido nos portos é de bens pessoais: roupas, sapatos, perfumes, brinquedos, aparelhos eletrônicos, entre outros. “É uma tristeza ver inúmeros brasileiros lesados inocentemente. Eles vão trabalhar durante anos fora do Brasil e quando voltam esperançosos ficam impossibilitados de obter seus materiais de volta. Irei cobrar a posição do governo em relação a esse fato lastimável. É surreal ver esse tratamento pífio, sendo que os imigrantes enviam anualmente bilhões de dólares aos familiares no país, ajudando a economia nacional”.

(Da Assessoria de Imprensa do deputado/Foto: Eduardo Lacerda)

Compartilhe:
7 abril, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Propina nos portos”

  1. O mais impressionante é de estão quase que forçando os Brasileiros a voltar, porque se pudessem não voltariam.

    O Lula disse que isso era bom e que estão voltando porque o Brasil está bom, o que é FALSO.

    A VERDADE é de que voltam porque estão quase obrigando a voltarem e ainda estão sendo tratados com uma falta de educação pelo Governo.

    O próprio Governo Brasileiro deve perseguir no exterior e fazer a cabeça destes pobres brasileiros para voltarem.

    E ainda, o Brasil anda envolvido em espionagem no exterior, ao que tudo indica também.
    É um movimento muito forte no estrangeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *