Desrespeito à natureza


Tripoli cobra providências sobre animais vendidos como chaveiros na China

O deputado Ricardo Tripoli (SP) pediu providências dos Ministérios das Relações Exteriores e do Meio Ambiente sobre a comercialização de tartarugas brasileiras vivas vendidas em chaveiros na China.

Em ofícios enviados aos ministérios, o tucano ressaltou que, segundo o jornal chinês Global Times, a “modalidade bizarra” de comércio é praticada por ambulantes nas estações de metrô e calçadas.

“Estão vendendo chaveiros com animais brasileiros vivos, selados em uma bolsa de plástico pequena, onde sobrevivem por curto tempo. É um tremendo absurdo”, condenou o deputado.

Nos documentos, o parlamentar solicitou aos dois órgãos que questionem as autoridades chinesas competentes a respeito da obtenção dos animais brasileiros. De acordo com o Global Times, os potenciais compradores podem escolher entre uma tartaruga brasileira (foto) ou dois peixes pequenos, lacrados em uma embalagem hermética, com um pouco de água colorida.

Coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso e autor do Código Federal de Proteção Animal, Tripoli ainda pediu aos ministérios que solicitem à China providências quanto à “nefasta modalidade comercial, levando em consideração que a legislação brasileira é bastante rígida em relação à defesa e proteção animal”.

(Da assessoria de comunicação do deputado / Fotos: Eduardo Lacerda e Divulgação)

Compartilhe:
4 abril, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *