Contribuintes penalizados


Líder tucano apresenta emenda para correção maior do Imposto de Renda

O líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), apresentou, nesta sexta-feira (1º), emenda à Medida Provisória 528/ 2011, que corrige em 4,5% a tabela do Imposto de Renda. A emenda prevê que as tabelas sejam corrigidas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente aos anos de 2011, 2012 e 2013.

Segundo Alvaro Dias, as previsões para o IPCA em 2011 já se aproximam do teto inflacionário, que é de 6,5% e, para 2012, já ultrapassa 5,18%, se distanciando cada vez mais do centro da meta estabelecida: 4,5%. “A proposta do governo de se corrigir a tabela em 4,5% não passa, na verdade, de uma forma de se aumentar impostos de forma indireta, submetendo os contribuintes a uma sobretaxação injusta que, inclusive, penaliza com mais rigor aqueles que ganham menos.”

A correção da tabela pelo IPCA do ano anterior tem o propósito de evitar o aumento da defasagem na correção, que hoje já alcança patamar superior a 60%, conforme cálculos dos auditores fiscais da Receita Federal. “Dessa forma, a emenda garante uma maior justiça tributária para o contribuinte”, disse o líder na justificativa.

(Assessoria de comunicação da liderança do PSDB no Senado/Foto: Cadu Gomes)

Compartilhe:
1 abril, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Contribuintes penalizados”

  1. Vania Barra disse:

    Caro Senador,

    A sua proposta é louvável e faz todo o sentido.fico feliz por constatar que nem todos da Oposição estão inertes aos absurdos que vem acontecendo nesse governo, tão recente, mas cheios de ranços do governo anterior. Não sei se o Senador terá êxito na sua proposta, mas vale a pena tentar. Sou uma dos 44 milhões de brasileiros que disseram Não a esse governo que aí está e me sinto gratificada com a sua luta. Vamos em frente e acreditar que podemos mudar esse cenário. Estamos de olho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *