Apagão no Nordeste


TCU fará inspeção na Chesf a pedido de tucanos para esclarecer queda de energia elétrica

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizará auditoria na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) para apurar as causas do apagão que afetou a região Nordeste nos dias 3 e 4 de fevereiro deste ano. A investigação é uma resposta ao requerimento protocolado no tribunal por deputados, inclusive os tucanos Antonio Imbassahy (BA), Jutahy Junior (BA) e Rui Palmeira (AL). O TCU declara que a inspeção tem a meta de identificar as possíveis causas da interrupção no fornecimento de energia em vários estados nordestinos.

Os tucanos recorreram ao tribunal porque não tiveram resposta do requerimento encaminhado ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sobre a falta de eletricidade. Antonio Imbassahy acredita que uma das causas do apagão foi a falta de reparos nos equipamentos da usina. “Falta de investimento e falta também de uma manutenção adequada sob o olhar flácido e omisso da Aneel, que deveria estar investigando e acompanhando, como é do seu dever”, disse.

Play
baixe aqui

Para o deputado, a interrupção no fornecimento e a falta de políticas do governo para o setor podem desestimular novos investidores. “Isso gera não só um prejuízo imediato, como também afugenta, afasta prováveis investidores da região Nordeste, uma vez que eles não se sentem seguros com o fornecimento estabilizado de boa qualidade de energia elétrica, que é um insumo fundamental para produzir bens”, comentou.

O parlamentar chamou a atenção para o que vem ocorrendo nas estatais na gestão petista. Segundo Imbassahy, o PT está afastando os técnicos competentes de postos do setor energético e colocando apadrinhados políticos sem conhecimento adequado na área. “É partidarizar, lotear cargos e direção do setor elétrico nacional”, afirmou. O TCU vai verificar os pontos de risco mais críticos do sistema de distribuição de energia elétrica sob a responsabilidade da Chesf.

Na avaliação de Rui Palmeira, a inspeção esclarecerá a forma como a companhia tem utilizado a verba disponível.  “A inspeção é importante para sabermos como a Chesf aporta a imensa quantidade de recursos do seu orçamento”, afirmou o tucano. Ele destacou que os apagões no Nordeste acontecem diariamente, o que atrapalha o desenvolvimento do turismo e afasta novos investimentos.

Oito estados atingidos
A falta de energia elétrica afetou oito estados do Nordeste. Em alguns locais, a energia só voltou depois de quatro horas no escuro. Em pelo menos três unidades da federação, a queda de energia afetou o abastecimento de água. A falta de luz atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte.

40 milhões de pessoas
Ficaram sem energia e também enfrentaram problemas com a falta de água em alguns estados do Nordeste. O problema ocorreu devido a uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco.

(Reportagem: Artur Filho, com informações da assessoria do deputado Rui Palmeira/Foto: Leonardo Prado/Ag.Câmara / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 abril, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *