Direto do Plenário


O sistema distrital permitiria que o conhecimento da pessoa pelos eleitores e o conhecimento do candidato dos problemas do seu distrito garantissem um vínculo de representação mais sólido e possibilitassem um acompanhamento mais constante, mais fiel da atividade do Parlamentar por aqueles que o elegeram, sem deixar de lado, pelo aspecto da proporcionalidade, a representação das minorias.”

Senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), ao destacar uma das principais vantagens deste sistema: aproximar eleitores e eleitos. Em seu discurso, o parlamentar propôs que vereadores de municípios com mais de 200 mil votantes sejam eleitos pelo sistema distrital puro. Para ele, isto causaria “uma mudança extraordinária na cultura política do país”. Em São Paulo, por exemplo, cada um dos 55 vereadores, dentro de um colégio eleitoral com 8,5 milhões de eleitores, seria escolhido em distritos eleitorais com 155 mil eleitores, em média.

Na semana passada, o canteiro de obras desta hidrelétrica, localizada nos municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, no meu estado, teve seus alojamentos e instalações incendiados. O governo federal precisa agir rapidamente, uma vez que os conflitos estão acontecendo em obras estratégicas e de grande vulto.”

Senadora Marisa Serrano (MS), que vai propor a visita de uma comitiva da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle às obras conduzidas em seu estado. A parlamentar informou que São Domingos também está incluída no PAC e tem estimativa de investimento de R$ 370 milhões. Segundo ela, lá estão acontecendo problemas trabalhistas e reações intensas dos operários como nas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.

Estamos adotando essa iniciativa constitucional, regimental, que se constitui em dever para tornar sem efeito um ato presidencial que subtrai recursos de estados e municípios para o pagamento da dívida pública interna”.

Senador Alvaro Dias (PR), ao justificar a apresentação de projeto de decreto legislativo de sua autoria para tentar sustar  decreto presidencial que autorizou o uso de R$ 21 bilhões para pagamento da dívida pública interna.

Compartilhe:
28 março, 2011 DPlenario Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *