Luto na política


Deputados lamentam morte de Affonso Camargo e destacam legado deixado pelo tucano

Deputados do PSDB lamentaram o falecimento do ex-deputado federal Affonso Camargo (PR), ocorrido na manhã desta quinta-feira (24) em Curitiba. Conhecido como o “Pai do Vale-Transporte”, por ter elaborado a lei que instituiu esse benefício, o tucano tinha 81 anos. Engenheiro civil, Camargo foi ministro, vice-governador do Paraná, senador e deputado federal, cargo público que exerceu até a legislatura passada após três reeleições.

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), manifestou tristeza com o acontecimento. “Todos nós do partido temos pelo ex-deputado um grande respeito pela qualidade da sua vida pública. Em nome da bancada, manifesto o nosso profundo pesar e fazemos publicamente o reconhecimento dos relevantes serviços prestados ao Paraná e ao Brasil pelo nosso sempre lembrado Affonso Camargo”, ressaltou em plenário. Segundo Duarte, o ex-deputado completaria 82 anos em 30 de abril. O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), disse que o dia é de luto para todo o partido. “Affonso Camargo foi um dos melhores homens públicos que conheci, de comportamento impecável e de grande integridade”, afirmou.

Play
baixe aqui

O deputado Alfredo Kaefer (PR) também lamentou a perda e ressaltou que o correligionário foi um homem que representou muito bem o estado do Paraná em todos os postos ocupados ao longo de sua trajetória. “É, sem dúvida, um exemplo de trabalho para os mais jovens e para quem está na vida pública”, afirmou. O tucano acrescentou ainda que o ex-deputado foi um homem público com relevantes contribuições para o Parlamento e o Brasil.

Também paranaense, o deputado Fernando Francischini (PR) recebeu a notícia com muita tristeza. “Espero que a família se conforte na imagem que ele deixou de um grande político e de uma pessoa que se tornou referência para o Paraná e para todo o país. É uma perda inestimável”, apontou. “Camargo foi um desses homens públicos que não só honrou esta Casa, como também a vida pública brasileira, pelo seu patriotismo e pela sua formação sempre voltada para os mais altos interesses do país”, completou o deputado Bonifácio de Andrada (MG).

O governador do Paraná, Beto Richa (PR), também expressou pesar pela morte do ex-deputado. “Tive o privilégio de compartilhar da longa experiência política de Affonso Camargo. Sinto a grande perda do amigo leal e do conselheiro”, disse. Richa decretou luto oficial no estado por três dias.

Além de deputado, vice-governador do Paraná, senador e candidato à Presidência da República em 1989, o tucano foi ministro dos Transportes no governo José Sarney e das Comunicações na gestão Collor. Nas suas atividades profissionais, além dos cargos eletivos, ocupou postos como de diretor de empresa de incorporações imobiliárias, chefe do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Paraná, secretário do Interior e Justiça do estado, presidente e secretário de Finanças do Banco do PR, além de secretário da Fazenda.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Paula Sholl/ Áudio: Kim Maia)

Leia trechos da entrevista de Affonso Camargo publicada pelo “Diário Tucano” em 22/04/08

Compartilhe:
24 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *