Falhas na infraestrutura


A pedido de Alberto Mourão, comissão debaterá situação dos portos brasileiros

A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta quarta-feira (23) requerimento do deputado Alberto Mourão (SP) solicitando a realização de audiências públicas para debater os problemas que afligem o sistema portuário nacional. O tucano quer que sejam convidados representantes do setor para exporem seus pontos de vista em relação à atual situação dos terminais.

Entre os convidados, estão os presidentes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Ricardo Amaral;  da Associação Brasileira de Terminais, Wilen Manteli; da Associação Brasileira de Terminais Líquidos (ABTL), Ary Serpa Jr; além de representantes da Associação Brasileira de Terminais Recintos Alfandegados (ABTRA), da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Containers (ABTTC). Também será convidada a presidente da Confederação Nacional de Agricultura, senadora Katia Abreu (DEM-TO).

O parlamentar ressaltou a importância da presença dos convidados para que a Câmara tome conhecimento de todos os problemas enfrentados pelos diversos segmentos que atuam neste importante setor da economia nacional. O deputado convidou a senadora porque lembrou que em alguns portos há filas enormes de caminhões e navios, principalmente na época da safra, como aconteceu recentemente no porto de Paranaguá. “Queremos uma visão da senadora em relação à produção nacional e os gargalos que se encontram dentro dos portos”, resumiu o deputado.

Subcomissão para acompanhar agências reguladoras
Durante a  Comissão de Viação e Transportes, Mourão pediu também a criação de subcomissão especial para acompanhar e propor medidas que garantam o bom funcionamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). O tucano destacou que essas autarquias exercem papel importante para o funcionamento e fiscalização das atividades dos diversos segmentos do transporte nacional. “Por isso é importante que a Câmara acompanhe as ações e o desempenho de todas elas para promover correções quando necessário”, completou.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Ag. Câmara)

Compartilhe:
24 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *