Providência fundamental


Carlos Brandão defende inclusão de veterinários no Programa Saúde da Família

O deputado Carlos Brandão (MA) encaminhou nesta quinta-feira (17) uma indicação ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sugerindo a necessidade de contratação de médicos veterinários no Programa Saúde da Família. A solicitação foi motivada pelo alerta do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Maranhão (CRMV-MA), que destacou algumas fragilidades na vigilância epidemiológica em razão da ausência dos médicos veterinários no programa.

No documento, o tucano justifica que a solicitação é uma tentativa de “aperfeiçoar os mecanismos de gestão e investir em novas práticas que possam assegurar a promoção e prevenção da saúde no programa do governo federal”.

O parlamentar também destaca uma preocupação que tem crescido entre a classe veterinária, da qual o deputado faz parte. Segundo ele, “lamentavelmente pouco se tem valorizado a atuação dos médicos veterinários, sobretudo no programa do governo federal, no sentido de combater patologias vinculadas aos animais que afligem milhares de brasileiros”.

O Programa Saúde da Família funciona como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. As equipes designadas são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. Elas atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

Atualmente, as equipes do programa Saúde da Família são compostas por profissionais dentre as seguintes ocupações: médico acupunturista, assistente social, professor de educação física, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ginecologista, homeopata, nutricionista, pediatra, psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional.

(Da assessoria/ Foto: Ag. Câmara)

Compartilhe:
18 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *