Oportunidades perdidas


PIB: país está com freio de mão puxado, diz líder do PSDB na Câmara

Para o líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), embora o crescimento do PIB em 2010 tenha sido de 7,5%, o país está com o freio de mão puxado. Segundo ele, essa expansão não é sustentada porque o governo petista não aproveitou o cenário de crescimento da economia para reduzir os gastos públicos, eliminar gargalos e promover as reformas estruturantes.

“Estamos com o freio puxado pelo que o governo fez, que foi promover a gastança, e pelo que deixou de fazer: investir em infraestrutura, reduzir a carga tributária, os gastos públicos. Ou seja, o governo nestes últimos anos não preparou o país para crescer sustentavelmente”, disse nesta quinta-feira (3).

Para Nogueira, o crescimento chegou a 7,5% em 2010 porque no ano anterior houve retração de 0,6% e já nos primeiros meses de 2011, a economia já dá sinais de desaceleração. “A inflação está tomando força, a taxa básica de juros acabou de ser elevada, o endividamento das famílias preocupa e a gastança do governo continua. Se esse ritmo for mantido, o futuro é incerto”, alertou.

Estelionato eleitoral se aproxima
De acordo com o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), infelizmente não é possível comemorar a expansão do PIB como se deveria. “Os 7,5% seriam uma boa taxa de crescimento se os problemas estruturais da economia brasileira não estivessem aparecendo”, afirmou o tucano, para quem a conta já começou a ser paga neste início de 2011.

“E não é por causa do preço do petróleo e, sim, em função dos gastos excessivos feitos nos últimos anos.  Os juros foram para as estrelas. Os cortes em investimentos e programas sociais anunciados até agora não passam de espuma. Provavelmente outros terão que ser feitos em função do mau estado das contas públicas”, enumerou Guerra, que concluiu: “José Serra chamou a atenção para o estelionato eleitoral que se aproxima. Tem razão.”

Por sua vez, o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), afirmou que a expansão do PIB a partir da base negativa de 2009 é falso. “Não há razão para a festa encenada pelo governo. Vangloriar-se, nessas condições, de um crescimento do PIB superior às economias mais ricas do mundo é má fé ou ingenuidade e provincianismo”, alertou. Ainda de acordo com o tucano, além do parâmetro utilizado para determinar o crescimento, há que se considerar a política cambial, classificada por ele de “equivocada”. “Em dólar nossa economia cresceu muito porque a moeda americana está desvalorizada. Com isso, nos transformamos no paraíso do consumo de produtos importados”, apontou.

(Da redação com informações da assessoria de imprensa da Liderança do PSDB e da Executiva Nacional do PSDB/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Texto atualizado às 18h50

Compartilhe:
3 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *