Ações contra o fisiologismo


Alberto Mourão defende reformas política e tributária e novo pacto federativo

Em seu primeiro discurso no plenário da Câmara, o deputado Alberto Mourão (SP) destacou nesta quarta-feira (2) bandeiras que considera fundamentais para serem implementadas pelo Legislativo, como as reformas política e tributária e um novo pacto federativo. De acordo com o tucano, sem vontade política é impossível realizar essas mudanças essenciais para a melhoria de vida de toda a população brasileira.

“Temos que partir para uma agenda positiva e em sintonia com a sociedade”, destacou o deputado no grande expediente. Para o parlamentar, o atual sistema político do país precisa ser revisto o quanto antes. “Se não fizermos a reforma política, o governo sempre vai negociar do mesmo jeito. Não de forma pragmática ou ideológica, mas de maneira fisiológica, o que é perigoso para a sociedade e contra o erário público”, criticou.

A reforma tributária, segundo Mourão, é outro assunto de interesse de toda sociedade, mas esbarra na má vontade de pequenos grupos que hoje se beneficiam da cobrança onerosa de impostos e da elisão fiscal (forma de escapar do pagamento de tributos por meio da Legislação). “Precisamos achar uma forma de superar e avançar nessa questão. Afinal, a quem não interessa a reforma tributária? Será que aos grandes conglomerados econômicos, que se beneficiam da elisão fiscal? Ou é o governo federal que não se interessa por estar tendo picos de arrecadação e acaba de obter R$ 16 bilhões de superávit no mês passado?”, questionou.

Para o tucano, sem as duas reformas é impossível rever ou mesmo construir um novo pacto federativo, ação capaz de tornar mais justa a distribuição de recursos entre a União, estados e municípios. “Precisamos atacar esse problema sob pena de criarmos ilhas da fantasia. Cidades e estados extremamente ricos no meio de uma maioria pobre”, defendeu o tucano ao rechaçar qualquer tentativa de criação de novos tributos.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Agência Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
2 março, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Ações contra o fisiologismo”

  1. Adriano Bechara disse:

    O Deputado Alberto Mourão irá surpreender muita gente em Brasília. Tem décadas de experiência na política, além de ser um administrador público profissional, ético. A Região Metropolitana da Baixada Santista tem orgulho dessa representação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *